sábado, 4 de setembro de 2010

“Música ao longe”, uma realidade!


A sociedade vive em constante movimento , muda a todo o instante . Ora ela nos apresenta avanços , ora ela apresenta retrocessos . Isso , dependendo do ponto de vista do intérprete – parece claro . Como uma imensa bola que gira em todas as posições , ela jamais aponta em uma única direção . Assim é o sistema político , econômico , cultural e social de cada região .

Muitas pessoas parecem viver em um constante comodismo que parece não ter fim . São espécies que ostentam tamanha mania de grandeza que acham que jamais algo de negativo lhes acontecerá . No entanto , parece ser a vida a maior de todas as vilãs que vem a prejudicar a todos , sem definir qualquer tipo de pessoa . Refiro – me ao fato de que uma família ser ( Ou achar – se ser ) rica não significa ser soberana ! Dessa forma , ela pode possuir todo o dinheiro do mundo ; por outro lado , a vida lhe apresentará outros problemas que o fará refletir : “O que adianta possuir fortuna ?” .

Possui – se muito dinheiro , mas não felicidade ! Vive – se com o carro do ano e um apartamento luxuoso e bonito , mas o melhor amigo para passear pela cidade e churrasquear no lar é ela : a solidão !

O que me conduziu a tal reflexão foi a obra que acabo de ler de Érico Veríssimo . Chama-se “Música ao longe” e fala justamente de ascensão de uns , enquanto outros quedam . Na obra , os primeiros são representados pelos Gambas ; os segundos , os Albuquerques . A nova realidade pode parecer algo difícil de entender , mas apenas a quem não a quer ver . Por exemplo , a família Albuquerque vive a sustentar um passado de glórias e riquezas ! Ricos estancieiros que , aos poucos , foram perdendo tudo . Vivam a ostentar um poder que vai perdendo legitimidade , com o passar da história . Por outro lado , os Gambas crescem economicamente e vão ocupando o lugar dos Albuquerques .

Quer dizer , a burguesia começa a fazer – se presente e os conservadores de uma cultura antiga quedam . Os dois personagens principais , Clarissa e o seu primo Vasco , são da família Albuquerque . São eles é que vão perceber o atraso da família , mas vão discutir a dois . Uma obra magnífica para compreender como as coisas funcionam em uma sociedade , e as suas respectivas mudanças .

O que afirmei não primeiro parágrafo deste texto , está contido em “Música ao longe” , de Érico ; assim como está cada vez mais presente em nossas vidas . A realidade é uma questão que ninguém jamais resolverá ! Junte a sua fortuna e a leve para o caixão , ou junte os seus amigos e celebre a pobreza ! Mas nunca esqueça que a vida está a caminhar e , mais ainda , a sociedade ! Esta , avança a passos largos e modifica – se a todo o momento ! Hoje ela aponta para uma direção , mas amanhã ela estará apontando para uma direção completamente contrária ! Por isso viva , talvez isso ainda seja o fundamental na corrida pela felicidade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário