sábado, 25 de setembro de 2010

Tiro no camelódromo.

Uma tentativa de assalto , hoje , no centro de Porto Alegre deixou – mais uma vez – a população apavorada . Um comerciante levou um tiro na cabeça ao tentar reagir a este assalto e , até o momento em que escrevo este texto , ele se encontra em estado grave , no hospital .

Todos sabemos que o centro é o local de maior movimento , em qualquer capital que se visite neste Brasil . Nestes locais , há uma imensa massa de pessoas que saem para passear ou , mais provavelmente , para fazer as suas compras . Por outro lado , há as pessoas que trabalham e dedicam suas vidas a atividades que garantem os seus sustentos e os de suas famílias . Diante disso , como saber se um trabalhador vai sair de casa para ganhar o seu pão e não vai mais voltar ? Paga – se uma imensa carga de impostos para que isso seja possível ; ou seja , a segurança precisa ser garantida pelo Estado ! O mesmo Estado que deveria garantir um local decente para reter criminosos e reeducá – los para que eles não retornassem a cometer delitos que tirem vida de pessoas e esparramem o medo por onde andam !

Quer dizer , não temos proteção ! Acreditar no Estado é uma utopia tão grande como confiar cegamente na justiça ! Um exemplo : o justiça manda prender , mas não tem onde colocar o criminoso ! Então ? O que se faz ? Manda soltar o cara ! Recentemente tem acontecido casos como este ! Assim sendo , podemos afirmar que não temos Estado ! Estamos à deriva em um mar de criminalidade que não tem mais fim . Propagandeia – se a colocação de não sei quantos mil policiais na rua . Por onde andam ? Precisam estar em toda a parte ! Precisam garantir o direito do cidadão de ir e vir . Não cumprindo esta função , tão básica em suas atribuições , abrem espaços para o avanço de uma criminalidade que precisa ser contida .

O assalto de hoje é apenas mais um , entre tantos que acontece a todo o momento . Ninguém é de ninguém no meio da rua , ou dentro dos seus lares ou locais de trabalho ! Os bandidos perderam , ou nunca tiveram , medo ! Eles presumem ser o trabalhador uma pessoa de bem , por isso agem com a fé de que tudo vai dar certo e nada de ruim vai lhes acontecer .

Normalmente , as pessoas não reagem aos assaltos ! Vai – se o suor do seu trabalho ao vagabundo em questão de minutos , segundos as vezes ! Mas o que fazer , queixa na polícia ! Fala sério ! Com muita sorte vão prender o cara . E não dou dois meses para ele estar solto e voltando a cometer crimes !

Enfim , não temos Estado ! O que fazer ? Achar – se no legítimo direito dos bandidos e portar uma arma ! Então seremos presos por porte ilegal de arma e , rapidinho , arrumarão um lugar no presídio para mais uma vítima da criminalidade que passou por criminoso ! Pois é , a situação é complicada , mas ainda tenho esperança na justiça com as própria mãos ! Como diria o grande Marcelo D2 : “ a minha segurança eu faço na cintura!” . O resto é papo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário