segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reta final conturbada !

A partida entre Corinthians e Cruzeiro causou muita discussão quanto á atuação dos árbitros nesta reta final de Campeonato Brasileiro . A posição da imprensa chega a ser curiosa : ela aponta apenas o polêmico pênalti sofrido por Ronaldo no apagar das luzes da partida . Foi mesmo penalti ? Teria acontecido a infração dentro da área ? Neste sentido , convocam – se especialistas para analisar o lance ! E a maioria é unãnime em afirmar que realmente aconteceu a falta sobre Ronaldo .

Por outro lado , esta mesma imprensa não propõe discussão alguma acerca de outros lances em favor do time mineiro e que , nem mesmo , receberam consideração alguma . A revolta do técnico Cuca e de dirigentes do Cruzeiro justifica – se , portanto . Por que não avaliar a atuação geral do árbitro ao longo do jogo ? Por que não analizar cada lance do jogo e tentar compreender as atitudes do julgador ? Posso estar equivocado , mas penso que o pênalti não pode ser colocado com fato capital , no jogo . Fosse assim , o Cruzeiro reclama de dois pênaltis que , marcados e convertidos , poderiam definir a partida em seu favor , o alçando á liderança da competição .

Parece que o destino do campeonato está na mão de quem detém o poder do apito e julga – se o detentor das verdades absolutas . Quer dizer , foi falta ? Sim ! Poderia ter sido ! Mas a partida encaminharia – se para o seu final , passava já dos 40 da segunda etapa ! Se esta mesma infração tivesse ocorrido na metade do campo , provavelmente o juíz mandaria a partida prosseguir com o argumento de que estaríamos chegando ao final e a falta não seria de importância alguma . Mas não , a falta foi sobre nada menos que Ronaldo , dentro da área , que defende o não menos importante Corinthians . O resultado só poderia ser este : com o aval da grande mídia , que oculta discussões sobre outros lances de relevância no jogo , o timão assume a liderança e leva vantagem na busca pelo título do campeonato .

No sábado , o Grêmio passou por momentos parecidos no confronto contra o Santos , dentro da Vila ! Não fosse mais uma brilhante atuação do goleiro Victor , a equipe do Grêmio estaria prejudicada pela má atuação do juiz e teria perdido o jogo , despedindo – se , possivelmente , da briga por uma vaga na libertadores . O penalti marcado para a equipe santista ocorreu ? Sim , todo mundo viu ! A expulsão do atacante Jonas foi justa ? Sim , foi , todos viram ! Não estamos discutindo o que os árbitros marcaram , mas aquilo que eles deixaram de marcar contra os times paulistas ! Desta forma , os apitos silenciaram e ajudaram aos paulistas Santos e Corínthians ! Conspiração ? O futebol mostra que sim e o passado está aí para provar !

Amanhã o jogador Douglas , do Grêmio , será julgado por um lance que nem mesmo o juíz anotou como falta ! A punição pode tirá – lo do campeonato , acarretando imenso prejuízo para o time de Renato , que ainda sonha com uma vaga na libertadores . A partida era contra quem ? Contra o São Paulo ! Conspiração ? É um julgamento inédito no futebol brasileiro ! O apito torna – se um mero enfeite futebolístico e as definições vão para dentro do gabinete !

Enfim , o julgamento de amanhã pode abrir um precedente histórico para o futebol brasileiro ! Os clubes podem exigir iguais direitos , inclusive o Grêmio , que provavelmente será punido , e pedir a imediata suspensão do campeonato para fazer denúncias contra adversários ! Santos , Corinthians e São Paulo ... Parece que estamos vivendo um final de competição conturbado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário