quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A UTI do trânsito atual !

Mais um feriado passou e aconteceu aquilo que não mais deveria ser notícia na imprensa : segue em alta a taxa de mortes relacionadas aos acidentes de trânsito nas estradas , em todo o país .

Diante de tal realidade , cumpre desejar muita sorte a quem está em contato com os mais variados veículos de transporte que circulam , diariamente , pelas cidades . Não importa se você usa apenas as pernas para realizar os seus deslocamentos ; não importa se conduz ou vai de carona na moto de um amigo ou parente ; enfim , se pega o seu carro ou , mesmo , o seu veículo puxado por animais ! O fato é que você está correndo um sério risco de vida quando ultrapassa as fronteiras do seu lar .

Isso pelo simples fato de o racionalismo humano estar subordinado ao grande potencial da máquina . Ao entrar em um veículo , o homem não pensa mais como pensava a instantes atrás . Em outras palavras ; ganha força e status , julga – se acima de tudo e de todos ! Acelera o transporte como se estivesse jogando fliperama ou videogame . Esquece daquele que é o maior exemplo de humanidade : o senso de responsabilidade !

Diante do exposto , parece bem claro o resultado de atitudes como estas . O acidente é inevitável ! As conseqüências podem resultar desde feridos em estado de gravidade até a perda de vidas , o que em sido comum nos últimos tempos .

Escrevo sobre o trânsito por um forte impulso oriundo das leituras de algumas notícias que têm sangrado as páginas do jornais e , acima de tudo , por momentos vividos nos últimos dias .

Um deles : um jovem preparava – se par deixar o trabalho quando uma moto surge rodando sobre a calçada ! Mas a irresponsabilidade do condutor não para por aí : ele está em alta velocidade ; mais , na contramão ! Simplesmente andando pela calçada , em alta velocidade e em sentido contrário ! Você , leitor , o que acha que aconteceu ? Simples : um acidente ! A moto atingiu o rapaz enquanto ele passava pelo portão da empresa onde trabalha . Foi lançado a alguns metros e foi parar no hospital com fortes problemas nos ouvidos em virtude da pancada . Bebida ? Nada ! O condutor estava limpinho ! Mais lúcido impossível ! Mais irresponsável , também !

Portanto , acho um pouco incorreto ficar culpando sempre a bebida pela ocorrência de acidentes ! O caos no trânsito está relacionado , acima de tudo , pela falta de responsabilidade de quem está conduzindo ! Basta olhar para os lados para perceber que não precisa beber para cometer infrações ao volante ! As pessoas não bebem e causam acidentes , tumultos e brigas nas estradas ! As altíssimas velocidades registradas não são causadas pela bebida , mas pela pressa ; as entradas em locais proibidos não são causadas pela cerveja , mas pela preguiça de percorrer um trajeto mais longo ! Depois questiona – se as multas de tudo quanto é lado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário