segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O assassino está solto !

O assassino está solto !

Uma candidata à Miss foi brutalmente assassinada aos seus 22 anos de idade . A moça tinha uma vida pela frente , provavelmente de sucesso na sua carreira profissional . Os familiares da vítima estão revoltados . Também , não é para menos : um jovem confessou a autoria do crime e , mesmo assim , está em liberdade até o julgamento .
São casos como este são transformam a lei , o direito e a justiça em uma grande sopa de legumes que nada passam em termos de confianção à população , que tanto sofre com este tipo de problema . Por exemplo , o advogado criminalista Alexandre Wunderlich , que é professor de Direito Penal da pós – graduação da PUCRS , disse não haver motivos para a prisão do assassino com o argumento de que : “A gravidade do delito não impede a liberdade”. Ora , não sei o que interpreta , este criminalista , como “gravidade do delito” . Existe crime mais grave do tirar a vida de alguém ? Em outras palavras : será que um bandido que tira o direito de alguém gozar os prazeres da vida tem o direito de permanecer em liberdade , pondo em risco a vida de outras pessoas ?
A Promotora da 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul fala em pedido de prisão , por parte do Ministério Público , quando se tratar do fato em que a liberdade do bandido possa ferir a ordem social . Aqui uma outra questão : qual o assassino que não fere a ordem social ? Em outra palavras , qualquer ato que acarrete em criminalidade , dentro dos dispositivos legais , está ferindo a ordem social . Ou seja , as leis e códigos são criados conforme o meio social em que irão funcionar . Suas funções principais não seriam manter a ordem ? E quando alguém deixa de obedecê – las , não estaria pondo em risco a ordem social ?
Como ficará a família desta jovem , que foi submetida a atos de tortura e depois foi morta ? O bandido e sua cúmplice , a sua própria mãe , estão soltos .
O Promotor da Vara do Júri de Porto Alegre , Eugênio Amorim , entende que “não se pode manter solto um assassino confesso”. Conocordo com o Promotor , não apenas por ele ser o assassino confesso , mas pelo pressuposto de que uma pessoa que tira a vida de alguém pode cometer inúmeros tipos de crimes , desde os mais violentos , até aqueles que possam vir a prejudicar o andamento do processo .
Enfim , entendo que a ordem social já foi ferida e este bandido e sua “mamãe” devem estar atrás das grades até os dias de seus julgamentos . Não vejo muitas brechas para interpretação , neste caso , ou então poderemos sair matando inocentes que - ainda sim - teremos a chance de nos mantermos em liberdade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário