segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A natureza somos nós .

Ainda causa muito pânico passar os olhos pelos jornais e conferir as notícias e as fotos da grande catástrofe provocada pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro . Foi tamanho o estrago que a cidade de Nova Friburgo já conta mais de duas centenas de mortos . Um número muito grande , se considerarmos que o Brasil planeja ser uma das maiores potências mundiais nos próximos anos .

Ora , então vocês me perguntarão : o que tem a ver uma tragédia natural com a pretensão brasileira de ser uma potência ? Tudo ! Porque a natureza anda junto com a sociedade e é o seu reflexo mais visível ! Se vivemos em uma sociedade onde a natureza nunca é respeitada , como parece ser o caso , então não poderemos esperar que esta mesma natureza nos respeite .

O grande número de pessoas que estão morando em zonas de risco estão cientes disso . Por que não mudam – se para outros lugares , então ? Porque não conseguem devido às suas situações econômicas e sociais ! Neste caso , não poderia o governo dar uma assistência para estes moradores ? Claro que sim ! Trabalhar de forma preventiva é muito mais importante do que ter de derramar lágrimas e remediar , mais tarde .

Mas no Brasil , a cultura do “pra que fazer agora ? Se eu posso fazer amanhã ?” tomou conta e parece que jogar papel de bala ou copinhos de sorvete pelas janelas dos veículos virou parte da tradição brasileira .

Quer dizer , não aprendemos , ainda , a respeitar a natureza . Vamos morar em lugares que lhe pertencem e não damos a menor importância . E a tudo isso o estado assiste e cruza os seus braços ; ciente de que , uma hora , vai cair a casa . O Estado poderia fazer um serviço preventivo , instruindo a população sobre os riscos de ali permanecerem e também facilitar – lhes a remoção para lugares mais seguros . Mas parece que tudo isso é uma tremenda besteira .

As pessoas não mostram o menor senso de educação ao jogar papel de bala pela janela do ônibus e , muito menos , de jogar garrafas descartáveis pela rua . Uma saída poderia ser a criação de campanhas publicitárias para a divulgação dos males que provocam à natureza uma cidade suja .

Diante de tudo isso , vamos continuar vivendo e a natureza vai continuar sendo o nosso maior reflexo ! Enquanto continuar a troca da lixeira pelas ruas da cidade , podem ter certeza : continuaremos a presenciar cenas de alagamentos , dor e perda de inúmeras pessoas !

Enquanto as pessoas sem instrução não conseguirem sair de zonas de risco ( E isso requer , sim , a ajuda incessante do Estado ) os deslizamentos continuaram a infernizá – los ! Isso porque o ser humano se estabelece onde não deve . Constrói sua casa onde é propriedade dos morros e onde a lama precisa ser jogada .

Enfim , o trabalho precisa ser feito de forma preventiva e as pessoas têm o dever de levantarem as mãos e de protegerem o nosso bem mais precioso : a natureza . Enquanto tal não acontecer continuaremos a ser este retrato de sofrimento e dor , como foi o retrato do estado do Rio de Janeiro , nos últimos dias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário