segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Darci , um cara bacana .

Tive um colega de infância que muito fazia a gurizada dar gargalhadas . Seu nome era Darci e era uma pessoa diferente . Estudávamos no velho “Felipão” , escola onde construímos muitas amizades que tomaram rumos ainda desconhecidos .

Ora , o Darci era diferente por vários motivos ; um deles , é que todos gostavam do seu jeito meio atrapalhado . Era aquele tipo de cara bem magro e alto . Não jogava nada vôlei , mas todos o escolhiam para fazer parte do time . Futebol ? Menos ainda , meter uma bola no meio das suas garrafas era mais fácil do que prova de recuperação feita por professores que querem se livrar de alunos bagunceiros !

Mas a verdade é que todos o escolhiam muito menos por suas habilidades e técnicas , mas pelo seu jeito extrovertido e brincalhão de ser .

Então , naqueles tempos ( final da década de 80 , se não estou enganado ) , um acidente que jamais sumiria da minha memória aconteceu . Estudávamos no turno da manhã e , naquele dia , corríamos no recreio ! A brincadeira era muito conhecida ; polícia e ladrão ! Atualmente , os prédios da escola Felipe de Oliveira são feitos de material ; mas naquela época , eram todos de madeira pintados de verde . Muitas árvores estavam colocadas ao redor dos prédios . E foi de uma destas árvores que Darci despencou enquanto tentava se esconder . Ninguém sabia onde ele estava ; era o ladrão mais procurado ! Ninguém o prendeu , mas a natureza tratou de mandá – lo para o HPS !

Já presenciei cenas que mais combinam com o cinema do que com a vida real . Assaltos , tiros , acidentes . Mas nem uma delas me doeu tanto quanto aquela : eu corria pelo corredor de madeira do prédio , procurando pelo Darci . Então um barulho muito forte vindo de cima do telhado me assustou . Nem tive tempo de pensar e um grande galho soltou da árvore e caiu a dois passos de onde eu me encontrava . E junto caiu o Darci ! Ele já caiu gritando e quando me aproximei não pude prendê – lo .

Uma fratura exposta havia colocado um rasgo em sua pele e seus ossos de uma das pernas completavam uma cena de dor ! Seus gritos logo causaram a correria dos professores . Então a vice – diretora da escola o conduziu ao HPS .

Encontrei o Darci alguns meses atrás no Campus do Vale ( UFRGS ) . Conversamos por um longo tempo e fiquei feliz de saber que ele estava bem . Estava mais gordo e não parecia tão alto assim . Havia feito algumas tatuagens , talvez esta tenha sido a minha maior surpresa . Mas era ele mesmo : o Darci ! Aquele mesmo que eu vi cair e , após uma longa recuperação , se restabelecer . Era o Darci , um cara bacana !

A vida reserva a algumas pessoas aquilo que elas não podem evitar . Por outro lado , muitas pessoas não deixam de fazer aquilo que pode causar – lhes algum mau , mesmo sabendo que algo pode dar errado em virtude de seus atos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário