quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Libertadores !

A noite agradável e o feriado da última quarta – feira ( 02 / 02 / 2011 ) contribuíram para que uma grande massa de torcedores gremistas comparecessem ao estádio Olímpico para torcer pelo Grêmio e fazer o time garantir a vaga para a fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2011 . Nem a queda de luz , que ocorreu mais ou menos uma hora antes do início do jogo , assustou os torcedores . Mesmo no escuro , todos seguiam o mesmo caminho : a Libertadores .

Quando a bola já rolava em campo , o time do Grêmio se mostrava ansioso e acabava errando muitos passes , principalmente no meio – campo . O atacante André Lima errou um gol daqueles que não se pode errar ; mas como errar é humano , a torcida soube compreender e logo reagiu apoiando o atleta . A zaga tricolor também foi outro setor que também apresentou alguns problemas . Foi nas costas de um dos zagueiros que o time de Renato levou o primeiro gol do jogo .

O Grêmio carregava consigo a vantagem conquistada no Uruguai . Mas com o gol marcado pela equipe do Liverpool , tudo estaria perdido , uma vez que uma vitória simples dava a vaga aos uruguaios .

Quando as coisas não vão bem dentro de campo , é preciso uma fonte para arrumar força . E esta fonte estava presente no estádio e espalhada pelas arquibancadas do Olímpico : a torcida . Impressionante a reação dos gremistas presentes quando do gol do Liverpool . Repetiu – se o que havia acontecido com André Lima : em um momento difícil , o torcedor se fez presente e fez a diferença . O Grêmio perdia de 1 a 0 e precisava reagir na partida . E começou com aquele mesmo que errou onde não podia e foi apoiada pelo torcedor ; André Lima , de cabeça , o tricolor estava empatando o jogo . O estádio enlouquecia e uma reação gremista começava a se desenhar .

Na segunda etapa o Grêmio já errava bem menos e a saída de Adilson para a entrada de Vinícius Pacheco colocou a equipe ainda mais na frente . Outro fator determinante : um atleta da equipe uruguaia foi expulso por jogada violenta em André Lima . Daí para a frente , as coisas tenderiam a ficar mais fácil . Não poderia ser diferente , o Grêmio virou a partida com Vinícius marcando dois gols e garantindo vaga para a fase de grupos da Libertadores . Final de jogo e o Grêmio vence por 3 a 1 e garante a vaga na competição mais importante da América .

Apesar das críticas , principalmente da grande imprensa , não vi o Grêmio jogando tão mau ; mas sim , um Liverpool açanhado , dedicado e correndo bastante . Quer dizer , vários fatores interferem em um jogo como este . Os times entram ansiosos para realizarem um grande jogo e todos querem mostrar serviço . Em campo , estão 11 X 11 , nada mais . Tudo é luta , desde a corrida até as finalizações . Os jogos não se definem em técnicas , mas , também , em um conjunto de outros fatores . Às vezes a dedicação e a vontade de um time superam qualquer qualidade técnica de adversários .

O Liverpool saiu aplaudido pela torcida Geral do Grêmio . O mesmo reconhecimento de uma torcida que em momento algum deixou os seus atletas e o seu time na mão . Todos sabiam que os uruguaios dariam a vida , e o fizeram . Por isso não vi o Grêmio tão ruim assim ! Agora não há mais pré , é Libertadores .

Nenhum comentário:

Postar um comentário