segunda-feira, 28 de março de 2011

Cada um na sua !

Sabe aquela menina que circula pela rua escondida por entre maquiagens e enfeites e mais se parece com uma boneca ? Sim , aquelas pequenas e caras bonecas que fazem brilhar os olhos atentos das crianças nas lojas infantis da cidade ? Pois é dela que quero falar : a boneca Erivalda !

Erivalda é filha única de um casal formado por um conceituado Advogado e uma nobre Dentista . É a pessoa mais perfeita , a queridinha da mamãe e o docinho do papai ! Estuda Direito em uma das mais conceituadas Universidades do Rio Grande do Sul , um exemplo a ser seguido . Trabalha durante o dia em um escritório de advocacia e estuda durante a noite ! Vejam só , coitadinha , não tem tempo para mais nada , a Erivalda .

A nossa boneca foi muito bem educada por pessoas de grande bagagem cultural ; afinal de contas , um advogado e uma dentista não podem ser considerados , de todo , ignorantes . E esta influência a Erivalda leva consigo desde cedo ; quando sai para o trabalho , na parte da manhã ; até a noite , quando retorna cansada das aulas de Direito .

A principal atividade de Erivalda é a fala ! Nunca vi pessoa que gosta tanto de falar ! Apesar de não ser aquelas bonecas movidas a pilhas , ela permanece em constante atividade durante o dia inteiro . Palpite e intromissão na vida dos outros já virou parte de sua rotina . Mas preciso confessar que é uma intromissão positiva e , por vezes , engraçada ; ou seja , seus conselhos são bem pensados e não deixam de ser interessantes . Certa feita , questionou um grupo de amigos que discutia futebol sobre a importância de ir ao estádio . Imaginem a cara dos gremistas e dos colorados que participavam do debate ? Mas a Erivalda dizia que era jogar dinheiro fora : “vão estudar que vocês ganham mais , o que querem dando grana a estes clubes de futebol ? !” .

Definitivamente , um exemplo de ser humano a Erivalda ! Aos olhos de qualquer pessoa , principalmente de seus pais . Escrevia inúmeros tipos de palavrões nos sites de relacionamento e adorava envolver – se na vida dos outros ! Tanto que terminou um relacionamento com um antigo namorado , e logo deu um jeitinho de arrumar outro . No entanto , continuava saindo e transando com o antigo , além – parece claro – de fazer o mesmo com o atual . Quer dizer , a bonequinha enfeitada e maquiada assume um papel tão importante quanto o de mãe . Ela distribui conselhos e joga lições de moral a quem atravessa o seu caminho ! Um exemplo !

Estive , na calada da noite , a refletir sobre a quantidade de “Erivaldas” que circulam diariamente pelas ruas da cidade . Meninas bonitas e bem vestidas , filhas de uma classe alta privilegiada . Garotas que pagam altos valores para cursarem uma faculdade na esperança de um dia virarem “doutoras” , talvez com o desejo de esconderem suas verdadeiras identidades . Enquanto isso , a vida dos outros é um prato cheio e nada lhes impedem de tirar proveito da situação alheia ! Talvez um espelho em casa seja complicado ; mas , quem sabe , cada um na sua ?

Um comentário:

  1. Julgamentos ! Da Erivalda , do Bolsonaro, de todos enfim. Julgamos, julgam-nos. E o título não poderia ser mais apropriado- cada um na sua, sabendo , como disse o poeta, a dor e a delicia de ser o que é. Parabéns "tricolor", belo texto, mas deixa a menina seguir a trilha dela, afinal Erivalda é isto. Sempre foi.

    ResponderExcluir