quinta-feira, 10 de março de 2011

Cada vez mais : violência .

A edição de hoje do jornal Zero Hora trouxe uma matéria sobre a Escola Estadual Dom João Braga . Esta escola encontra – se na cidade de Pelotas , Rio Grande do Sul , e tornou – se matéria de jornal não por apresentar um alto índice de qualificação ou por receber algum prêmio por méritos e métodos educacionais de seus professores .

O motivo que fez com que a Escola Estadual Dom João Braga fosse parar em uma notícia de jornal foi exatamente o mesmo que apavora cada vez mais a sociedade : a violência . Os alunos são assaltados no caminho para a escola e perdem seus pertences como se perde um ônibus . Este é apenas um dos tipos mais comuns de violência sofrido pelos alunos , o que fez com que muitos deles abandonassem a escola .

É certo que a violência invade cada vez mais a privacidade das pessoas e é a responsável pela perda de muitas vidas . A segurança está cada vez mais sumida no meio social ; por vezes , nos confundimos quanto a quem seja polícia ou quem seja bandido .

Mas o curioso neste caso da Escola da cidade de Pelotas é que aqueles que desejam ter um futuro não são impedidos por problemas pessoais ; mas sim , por pessoas que não têm a mesma ambição e desejam ganhar a vida na barbada ; ou seja , sem trabalhar e , muito menos , estudar . Mais uma atribuição daquele jeitinho brasileiro de tudo resolver de forma rápida e fácil .

Um jovem acorda cedo da manhã , toma o seu café ( Se é que podemos dizer que todos possuem um café em casa ! ) , pega os seus materiais e ruma ao encontro do conhecimento . O que ele acaba conhecendo , na verdade ? A violência social da atualidade ! A propagação do crime , que não encontra mais obstáculos ao seu desenvolvimento e trata as questões de segurança como piada – o que não deixa de ser verdade !

Quem sabe se dedicássemos um pouco de tempo dentro das salas de aula para preparar os alunos para conviverem em uma sociedade atual . Ora , conviver em uma sociedade atual não é sair reagindo a qualquer assalto que ver pela rua , mas compreender os fatores e absorver determinadas informações sobre o Mundo em que se vive .

Talvez se uma disciplina de atualidade fosse colocada entre estas tantas outras disciplinas alienantes os estudantes poderiam sentir um pouco mais de segurança nas suas atitudes . Poderiam cobrar mais do poder público e conseguiriam entender os seus direitos como cidadãos .

Em síntese , os marginais estão correndo com os estudantes das escolas . Não bastasse a classe política querer o “povão” cada vez mais longe dos livros , parece que chegou a vez dos delinqüentes exercerem esta função . Tudo dentro do mesmo e velho sistema de compadrios sem esquecer , é claro , daquele velho jeitinho brasileiro de levar a vida na boa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário