sábado, 5 de março de 2011

Ela está em toda a parte !

Estive , no final de semana passado , na maravilhosa Praia dos Ingleses – no Estado de Santa Catarina . Um lugar , para mim , novo ; assim como também foi novidade voar , uma vez que nunca tinha viajado de avião .

Foi um passeio muito produtivo , tendo em vista que tivemos ( Sim ! Tivemos , pois fui acompanhado da minha preciozíssima noiva ! ) dois dias para aproveitar o máximo . Neste sentido , acho que conseguimos atingir os nossos objetivos , uma vez que permanecemos no quarto do hotel apenas para dormir e para visitar a mesa de Sinuca , na sala de jogos . No entanto , temos a impressão de que algo nos pertence e que jamais poderemos nos livrar . A cabeça fica mais pesada e o olhar para as dunas não parece pertencer ao lugar que estamos , naquele momento .

Sentar em uma mesa , de frente para o mar , e se refrescar com uma cerveja bem gelada não alivia este peso que carregamos conosco . Fizemos exatamente isso : pedimos uma cerveja bem gelada e ficamos a trocar idéias e alimentar as pombinhas que nos visitavam na mesa , bem de frente para o mar . Estávamos lá a conversar , eu e ela !

Falávamos da beleza da Praia dos Ingleses : seus morros e pedreiras ! Lugares lindos para tirar fotografias ! As dunas que atravessamos para chegar em Santinho , ô caminhada que tirou – nos energia ! Tudo isso foi demais e muito proveitoso ; mesmo assim , aquele peso do qual falei antes ainda não havia me abandonado . Então resolvi tentar encarar com naturalidade e pensei : “estou em Santa Catarina , mas vou admitir que Porto Alegre esteja comigo !”

Não consegui ver outra alternativa , pois este peso que carregamos é , justamente , a sociedade em que vivemos . É lá que estão os nossos problemas que nos esperam ansiosos e é lá que precisamos resolvê – los . A volta promete e a diversão precisa acabar . Os lugares são variados , mas a cabeça é uma só – uma espécie de computador que carrega a nossa vida para cima e para baixo .

Os olhos voavam pelo imenso mar , mas o pensamento estava em Porto Alegre . As coisas relacionadas ao trabalho e à faculdade , que já está para começar mais um semestre . O meu Grêmio , que jogaria no Olímpico contra o Cruzeiro , do nosso eterno Moacyr Scliar , por uma vaga na final da taça Piratini . Tudo isso são arquivos que levamos ; portanto , integrantes da sociedade em que vivemos e que estão em nossa memória .

Em síntese , não podemos fugir daquilo que está dentro de nós : a sociedade em que vivemos . Isso não quer dizer que não haverá diversão e descanso . Apenas quer dizer que o corpo estará em descanso ; enquanto a mente e o pensamento mesclam informações sobre tudo aquilo que a nossa vida tem e representa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário