domingo, 10 de abril de 2011

Doença ?

Doença ?[1]

“Nas meninas , ele atirava na cabeça e nos meninos ele atirava apenas nos braços e pernas , para machucar . Nas meninas ele atirava para matar !”

Depoimentos de um filme de terror ? Não , amigos , isso é Brasil ! País tropical e abençoado por Deus ( Imaginem se fosse abençoado pelo diabo ? ) . Este foi o relato de uma das crianças que sobreviveram á chuva de tiros que matou inúmeras delas , em uma escola , no Rio de Janeiro . As vítimas tinham entre 13 e 14 anos de idade . O desespero das crianças correndo para fugir da morte , como mostram imagens internas da escola , deixam o país apavorado ; mas , infelizmente logo isso tudo será esquecido . Lugar de criança é na escola , e acabou o assunto ! Lugar de assassino é na cadeia , e aqui apenas começa o assunto , pelo menos para quem vive em país violento como o Brasil !

Poderia escrever muita coisa sobre crimes , maldades , violência , doença ; mas nada tira de mim a sensação de que esta última nada mais é do que uma forma fantasiosa de adjetivar um crime brutal . Isso não é coisa desta ingênua cabeça , mas idéias nascidas dos fatos ! Como pode um “doente” fazer uso de uma arma de fogo melhor do que muitos policiais ? Manusear armas de fogo é treinamento e , lembrem , doentes fazem tratamento . Mas dizem que a maioria dos bandidos é doente . O que devo fazer , então ? Talvez refletir um pouco e tentar compreender melhor o que passa na cabeça destes doentes ! Talvez o que dizem esteja certo e deveríamos excluir a palavra “maldade” do nosso vocabulário !

Abaixo , postei uma resposta ao meu amigo Garcia em um texto que foi publicado no seu Blog ![2]

Prezado Garcia :

“O título do teu texto já deixa bem claro que o nosso país já está apto a sofrer ainda mais no futuro . Esse argumento sustenta - se no fato de que simplesmente procuramos , sempre , remediar ao invés de prevenir ! Então dirás que sou pessimista , certo ? Certíssimo , e talvez poderia ser diferente se os fatos fossem outros !

No RJ , um policial trabalhava no trânsito antes de evitar uma " carnificina infantil " ainda maior ! Se estivesse fazendo a segurança da escola , será que haveria essa matança ?

Enquanto isso , aqui no Sul , um vigia noturno acerta um tiro em um bandido , evitando um assalto a uma família inteira ; no entanto , vai preso por não possuir porte arma !

Isso é Brasil , meu caro : a lei e a segurança são pessoas que andam juntas , no tempo e no espaço ! Ambas utopias que ignoram os fatos e vivem de fantasias . Exemplo : o código penal anda em fase de modificação tendo como objetivo relaxar alguns bandidos . Por que isso ? Simples , porque o Sr . Leviatã tenta ocultar o aumento da criminalidade negando - se a construir presídios .

Enfim , amigo Garcia , meu pessimismo nasce dos fatos ! Não consigo acreditar em doença , mas em maldade ! O atrevimento pela resposta foi só meu e deixo , aqui , um grande abraço ao amigo !



[1] Este texto foi escrito aproveitando - se de uma resposta minha ao texto de José Carlos Ribeiro Garcia . O texto chama – se : “Dizer “que horror” não basta .

[2] O Blog do amigo é este : http://umpoucodegarcia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário