terça-feira, 28 de junho de 2011

A maconha é nossa ?

Uma decisão polêmica pintou os jornais e fez nascer muitos debates e muitas discussões , nos últimos dias . Acontece que os ministros do Supremo Tribunal Federal , em decisão unânime , resolveram liberar a realização das famosas “marcha da maconha” . Como não poderia deixar de ser , muitos colunistas e formadores de opinião bateram à porta da imprensa para meter o pau no STF e criticar tal decisão .

Sabe – se que um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atual está inserido no contexto das drogas . A complexidade do tema e o grande número de envolvidos não esconde a preocupação social que está no interior de cada integrante da sociedade . Muitos argumentos estão apoiados na visão de que as drogas mais simples levam as mais complexas . Neste sentido , não seria o consumo do cigarro a parte inicial de todo um ciclo de consumo de drogas ? Qual a droga mais prejudicial ao ser humano : o cigarro , a cerveja ou a maconha ? Como pode os dependentes químicos pularem estas etapas tão importantes na trajetória rumo ao consumo de entorpecentes mais pesados ? Portanto , não vejo com bons olhos esta justificativa . Na verdade , jamais o consumo de drogas começará pela maconha !

Lê – se no site do STF : “Para os ministros, os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento garantem a realização dessas marchas .” Ora , o pensamento de que uma manifestação de determinados interesses pode ser definido como apologia carrega um certo exagero . “Marchar” não quer dizer : fume maconha que é bom e faz bem ! Neste sentido , parece que o problema da maconha está inserido no próprio termo : “maconha” . As marchas estão em moda , mas a maconha não ! Porque a maconha não merece ser discutida , mas varrida para todo o sempre da sociedade . Isto é o que pensa cada pai de família e cada mãe que leva o seu filho pequeno para escola todos os dias .

Realmente são fatos que preocupam , mas o que mais deveria preocupar , ninguém dá atenção : a discussão sobre a “maconha” . Parece que o simples medo do termo “maconha” colocou embaixo da cama pessoas de grande potencial racional . Todos querem jogar o assunto para baixo do tapete e responsabilizar o estado em caso de autoritarismo ! Todos querem aplaudir policiais que matam traficantes e colocam a bandeira do Brasil no alto de morros que foram coordenados por eles .

Enfim , o assunto é complexo , mas isso não impede que muitos cidadãos se acovardem em tocar no assunto . Talvez eu esteja errado , mas acredito que a rua será uma eterna pedra no caminho da casa , um dia ela a tentará invadir ; pois que , justamente quando isso acontecer é que a força da educação precisa ser colocada em jogo . Jamais a repressão , mas sim a educação e a discussão ! Este é o real objetivo da marcha da maconha : estimular uma discussão sobre o seu consumo , a sua descriminalização e outros fatores relacionados a ela . Portanto , vamos ouvir o STF e vamos discutir !

Site do STF : A ministra Ellen Gracie, por sua vez, lembrou aos colegas que integra comissão internacional que estuda a descriminalização das drogas. “Sinto-me inclusive aliviada de que minha liberdade de pensamento e de expressão de pensamento esteja garantida”, disse.

Um comentário:

  1. Confundir liberdade de expressão com apologia é no mínimo falta de honestidade intelectual... O que seria dos direitos civis se não houvessem manifestações "ilegais?
    Além de ser um debate que já deveria estar superado.

    ResponderExcluir