terça-feira, 26 de julho de 2011

Feridas da saúde !

Uma reportagem de Zero Hora de hoje ( 26 / 07 / 2011 ) mostrou o caso de um rapaz que teve o atendimento negado em cinco hospitais nos quais procurou atendimento para tratar de lesões oriundas de um acidente . Tratava – se uma fratura exposta ocasionada por um acidente de trânsito , onde o jovem teve uma das pernas esmagada .

Incrivelmente , a recusa por atendimento fez com que o cidadão ficasse com a fratura exposta . Isso mesmo que vocês estão imaginando : a perna ficou aberta por , pelo menos , 14 horas . Repito : 14 horas .

Diante deste descaso , é claro que a Secretaria Estadual de Saúde vai dar um jeito de tirar o corpo fora . E foi o que fez ; afirmou , em nota , que só regula casos em leitos de UTI . Este é o pior argumento de todos os tempos , esta secretaria foi criada para regular a saúde da população , o resto é papo furado . UTI é o estado da nossa saúde , senhores ! Essa é a mais pura verdade !

Parece uma história de filme .

Fico imaginando uma classe que se diz “tão nobre” deixar no corredor um homem com a perna aberta ! Literalmente aberta , com a sua fratura exposta ! Qualquer um que passava pelo corredor poderia ver aquele homem atirado pelo corredor com a sua perna destroçada e tomando morfina para não sentir dor ! É o cúmulo do desprezo humano , principalmente por parte de quem estuda anos de sua vida para cuidar da saúde dos outros e acaba sendo insensível o suficiente para calar – se diante do sofrimento alheio !

Não há argumentos que me convençam do contrário : a saúde pública está em um crescente colapso ! Não apenas por falta de recursos , mas também por falta de boa vontade de muitos médicos que deveriam estar exercendo outras funções . Ou será que nem um médico sequer poderia prestar o atendimento necessário para que o jovem , principalmente , levando em consideração o estado em que se encontrava , pudesse ver o seu problema resolvido ?

É o fim ! Aposto a minha fortuna , que ganho com jogos de “azar” , que se fosse o filho da nossa ilustríssima president ( A ) a história seria outra ! Só nos resta lamentar este fato assim como tantos outros que nos deixam cada vez mais conformados com o descaso da saúde pública .

Mas creio que vai melhorar : os recursos para a Copa e para as Olimpíadas já estão a caminho , e junto com eles novos profissionais da saúde . Vai ser só alegria ! Tudo arquitetado para nada dar errado , vai ser triunfal a atuação do Brasil . Mal posso esperar , inclusive , para ver a Papai Noel entrando pela minha janela e trazendo os meu velhos sonhos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário