domingo, 17 de julho de 2011

Fiasco brasileiro !

A derrota do time de Mano Menezes para a retranqueira equipe paraguaia apenas deixou ainda mais exposta uma fratura que já vem de longa data : a falta de futebol . Sim, falta de futebol . O Brasil leva estrelas a campo ; no entanto , estas estrelas permanecem o tempo todo apagadas , não brilham !

A verdade é que os tempos mudaram e o futebol mudou junto . Muito simples : a firula já não importa tanto , a não ser que venha acompanhada de gol . Porque o que interessa ao futebol é o gol . Em outras palavras : o futebol é resultado !

Na tarde deste domingo , o Paraguai entrou em campo buscando qualquer resultado que levasse a partida para a cobrança de pênaltis . Sabia que o Brasil era o grande favorito ; por sinal , a grande mídia – erroneamente – insiste em colocar o Brasil atual na mesma posição do Brasil do grande Pelé . Pois aconteceu o mais justo dos resultados : venceu o time que alcançou os seus objetivos , o Paraguai .

Penso que o fracasso coletivo do Brasil não alcançou o seu ápice nas cobranças de pênaltis , isso foi apenas o reflexo do desempenho da equipe dentro de campo . Não quero citar jogadores e nem pretendo encontrar culpados , mas quero deixar registrado uma grande percepção de carências que o time apresenta – em vários setores e posições .

Quando o árbitro apitou o final da segunda etapa da prorrogação , o nervosismo estava estampado em cada jogador do Brasil . O medo dos pênaltis , a insegurança e a falta de maturidade rondava o time brasileiro . Este conjunto de fatores determinou um dos maiores fiascos protagonizados por uma seleção brasileira : nenhuma cobrança atingiu o seu objetivo final , o gol . Por outro lado , o time do Paraguai nem precisou cobrar a quarta penalidade , isso é um vexame dos grandes .

Finalizando , acredito que acontecerá o que sempre acontece no futebol brasileiro : o técnico será substituído e , na próxima convocação , muitas estrelas sem brilho estarão novamente em campo com a camisa amarelinha . E o resultado qualquer um pode prever : o Brasil continuará sendo o favorito ; a grande mídia continuará enchendo a bola de craques fictícios e os adversários continuarão a fazer festa em cima do Brasil .

Repito : o futebol mudou ; o futebol é mais bola na rede e bem menos firulas , se não for assim , podem ter certeza de que continuaremos a viver de Pelé e de seleções do passado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário