terça-feira, 23 de agosto de 2011

CCs , o que fazer ?

Sempre que madrugo para ler o jornal e saber das “novas” , acabo encontrando tantas notícias que às vezes não dou muita importância para nenhuma delas . Parece que cada informação já foi lida na edição de ontem ! Mas hoje , fui obrigado a ficar ligado na capa do jornal . Uma informação me fez refletir : “Mal – estar : TJ determina a Tarso corte de 155 CCs” .

O Tribunal de Justiça determinou que o governador do Rio Grande do Sul cortasse 155 CCs . Aos olhos de um simples humano , parece uma decisão absolutamente normal . No entanto , o sistema político sente – se prejudicado quando tal decisão atrapalha o andamento do sistema ; ou seja , a “politicagem” e as indicações que nada se originam de competências , mas apenas por escolhas de cunho absolutamente político ou partidário .

Atualmente , as reais práticas políticas foram transformadas em “fama” . Ser conhecido , no Brasil , é estar sob os holofotes da escandalosa e incompetente classe política brasileira . O sistema atual não exige qualquer conhecimento ou mesmo vivência política ; exige , apenas , as condições necessárias para a obtenção de votos . Isso é ser político no Brasil : conquistar votos e ser famoso ! O resto é papo !

Mas esta fama não poderia surgir do nada . Existe um conjunto de pessoas que estão sempre na volta dos possíveis candidatos . Estas pessoas são responsáveis pela campanha do candidato , pela divulgação de propagandas políticas / partidárias ou mesmo pelas tradicionais “lambidinhas” nos pretendentes políticos .

A intenção ?

Todos nós estamos carecas de saber : conseguir aquela velha “boquinha” no governo , caso o candidato apoiado saia vencedor nas eleições .

Neste contexto , não importa o órgão ou a instituição onde vai atuar , o importante é lotar o “apadrinhado político” em qualquer setor da governança ! Pois , senhores , estes são os nossos famosos CCs . Gente que , em sua maioria , não possui a habilidade mínima necessária para exercer determinadas funções . Mas isso é o de menos , podem ter a certeza de que , para todo o sempre , eles estarão lá , participando dos governos !

Retornando à notícia do corte , entendo que o Tribunal de Justiça tomou uma decisão importante ao determinar que o governo corte mais de 150 CCs . Em um sentido amplo , quem ganha é o sistema político e a sociedade em geral . Isso porque a grande maioria dos indicados se prestam , apenas , para “mamar” na teta do governo e adivinhem quem paga isso tudo ? Este tipo de funcionário a administração pública não precisa ; no entanto , precisa haver um fiscalização rigorosa na hora de separar os bons funcionários dos maus .

Talvez estejamos dando um passo à frente no nosso sistema político , que tanto carece de mudanças . A postura da presidente Dilma , ao demitir corruptos e promover uma faxina , aliado ao corte de CCs parasitas , pode abrir um processo de encaminhamento de pessoas mais capacitadas e eficientes aos órgão públicos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário