domingo, 7 de agosto de 2011

Os menores e o crime .

O Carlinhos era um menor de idade , quer dizer : muito mais do que isso , muitos o chamavam de “meia – foda” na comunidade onde ele morava . Vinha de uma família humilde e tinha mais dois irmãos . Um deles resolveu estudar e trabalhar e hoje é estagiário em um conceituado escritório de Direito – este era , portanto , o seu irmão mais velho . Por outro lado , o irmão mais novo resolveu entrar para o mundo onde a vida se ganha mais fácil , este mesmo que você – caro leitor – está a imaginar : o mundo do crime .

Não fica difícil de perceber tamanha ruptura nesta família onde estes três irmãos viviam amparados pela avó paterna , em uma comunidade pobre da periferia da cidade . O sustento da família vinha da miserável aposentadoria de dona Idelina : uma merreca que não chegava a duzentos reais por mês .

Este era o contexto em que vivia Carlinhos , esta era a sua realidade ! Seu pai estava preso há sete anos por tráfico de drogas e homicídio . Sua avó Idelina fazia de tudo para tentar afastar os netos do escuro mundo das drogas e da marginalidade . Tudo em vão !

Enquanto o pai de Carlinhos ainda aguardava o cumprimento de mais dezoito anos de sua pena , o “meia – foda” ia crescendo a aprendendo a cada dia com o irmão mais novo . Assumiu diversas funções na firma e , aos quatorze anos assumiu – em parceria com o irmão – o comando do tráfico na comunidade . Isso mesmo , leitor : aos 14 anos de idade já era um chefe do tráfico ; em outras palavras , um futuro brilhante !

O tempo foi passando e o irmão mais velho de Carlinhos formou – se em Direito . Resolveu atuar na area criminal – e não fica difícil perceber o porque . Era o grande orgulho do pai , delinqüente , e da avó Idelina .

Mas a verdade é que os dois mais novos resolveram seguir o caminho do pai . Ambos determinavam os procedimentos da firma . Carlinhos chegara a um status que ultrapassava o de seu irmão mais novo . Era ele quem dava as cartas , mandava apagar opositores e devedores . Tornou – se uma pessoa violenta e era odiado dentro da própria comunidade ! Aos 14 anos já era a maldade em pessoa , tanto que seu irmão mais novo discordava de muitas das suas decisões . O mais novo preferia negociar , o tiro era apenas em casos sem solução ; o contrário de Carlinhos , que matava por nada . Essa era a crucial diferença entre os dois .

Mas estava escrito e a Operação Natal – da Polícia Civil – ia estragar a festa da família .

Era 22 : 30 de 24 de Dezembro e o efetivo se formou . Mais de cinqüenta policiais fortemente armados e , acima de tudo , informados cercam a comunidade e o fogos começaram . Noite de Natal ? Nada ! Tiroteio , mesmo !

O resultado desta operação foi a condução de Carlinhos e a morte de seu irmão mais novo ! Talvez fosse o fim do tráfico nesta família . Agora , talvez dona Idelina pudesse viver sem tantos problemas com o crime .

Disse bem : talvez !

Uma semana após o incidente – na véspera de Ano Novo – um grupo de traficantes rivais matou cruelmente dona Idelina com mais de sete tiros pelo corpo . Mais eles não queriam a avó ; eles queriam o neto ! Eles queriam o Carlinhos ! O maldoso jovem estava em um albergue ! Isso mesmo : um maldoso e perigoso chefe do tráfico em um albergue ! E , todos sabemos , estar em um albergue é a mesma coisa que estar solto !

Tem coisas que a lei permite , por isso Carlinhos estava solto . O ECA o devolveu ao crime , mas a lei da vida é muito mais cruel do que a lei dos homens : um dia antes de completar o seu 15º aniversário , Carlinhos foi surpreendido por três homens armados e levou mais de trinta tiros . Um aviso foi deixado escrito na sua camiseta : “ a justiça é nois ! A justiça é o próprio homem !”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário