quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Enquanto escrevo ...

A idéia de escrever este texto me surgiu , hoje , na parte da manhã . No longo percurso entre a academia onde me esforço para manter a forma e o meu precioso leito . Quer dizer , um percurso nem tão longo assim : cerca de cinco minutos para quem carrega um corpo cansado de atividades físicas e suado , em virtude do calorão que atinge a capital dos gaúchos , obviamente .
O fato é que , durante estes cinco minutos , meu pensamento resolveu sair da cabeça e navegar pelo mundo . Enquanto seguia lentamente o caminho , pensei no carnaval ; uma das nossas festas mais tradicionais ! O Brasil todo se fantasia para cair na folia , em todos os estados da federação há desfiles de escolas de samba , blocos de rua e inúmeras formas de curtir este evento . Mas como vai ser este ano ? Na Bahia , coração do carnaval brasileiro , os conflitos já chegam ao oitavo dia e só o que se vê é sangue e violência . Mas não me perguntem o porque de tudo isso ; afinal , estamos no Brasil !
Ta bom , então ! Não poderia pensar só nos problemas internos , então voei até a Síria , onde a bala também ta comendo solta . Para estes lados , parece que até os diplomatas estão saindo de fininho . Tudo por causa de um homem que pretende manter sob mão de ferro um poder herdado de seu pai , que também provocou ataques sanguinários no passado . Tudo indica que a novela está se repetindo .
Foram cinco minutos , suados e cansados ! Por falar em suados , como anda o frio em terras européias ? Diz – se , pelos jornais afora , que centenas de pessoas já morreram por causa desta onda de frio que atinge a Europa .
Então o meu caro leitor , que está atento , deve estar se perguntando : o cara tem cinco minutos de caminhada . O calorão lhe racha o lombo e ele resolve pensar apenas em coisas ruins ? Tiros , violência , congelamentos ; enfim , mortes ?
Bingo , meu caro leitor !
Parece que sou como um cidadão qualquer : quando o meu time está vencendo as partidas eu não reclamo , certo ? Também não reclamo à proprietária do imóvel quando o meu jornal some , de maneira misteriosa ! Acredito que você também costuma agir desta mesma maneira . Porque o ser humano tende a perceber as coisas quando elas estão mau ; isso , parece claro , sem generalizações !
Esta manhã , realmente pensei nas coisas ruins , mas é claro que tenho a consciência de que coisas positivas acontecem a todo o momento . Enquanto escrevo este texto ; por exemplo , e não mais caminho no percurso da academia para casa , muitos dos problemas que citei neste texto podem estar se resolvendo ! Sim , por que não ?
Enquanto escrevo , a pacificação na Bahia pode estar ocorrendo , assim como a queda do tal ditador na Síria . No caso da Europa , meteorologistas acreditam que a temperatura deve aumentar ; enquanto dou cada teclada , isso já pode estar acontecendo .
Enfim , enquanto escrevo , muita coisa vai acontecendo naturalmente . Assim também é o pensamento : cinco minutos pode ser uma eternidade , basta que a cabeça abandone totalmente o corpo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário