quinta-feira, 26 de abril de 2012

O crime a serviço do capitalismo.


A cada dia que passa, confesso que o meu pensamento em relação à criminalidade é de muito pessimismo. Não tenho motivos para crer em uma possível melhora; o Estado, que deveria garantir uma harmonia social, está com as suas estruturas abaladas.
E quando falo em “estruturas abaladas”, refiro – me a aspectos políticos, econômicos, sociais e ideológicos da sociedade moderna enquanto ente protegido ( ou não ) pelo Estado.
Atualmente, o Estado utiliza – se de argumentos econômicos para justificar a perceptível falta de investimentos em segurança pública. Os cidadãos de bem colocam grades em suas casas e nela permanecem como nunca antes; por outro lado, os crimes não param de crescer! A omissão dos governantes é tamanha que, de longa data, já atinge as casas prisionais e, conseqüentemente, o processo de resocialização dos detentos.
Para ficar um pouco mais a par desta situação, basta acompanhar de perto os polêmicos debates nos quais o foco principal é o Presídio Central, em Porto Alegre. Fala – se em privatizar tal presídio, como se essa atitude viesse a proporcionar lucro em um futuro nem tão distante; a essência do capitalismo.
No entanto, a questão não pode ficar restrita a problemas econômicos. Ideologicamente, o Estado brasileiro ( e aqui acredito ser a grande maioria dos estados da federação ) trata a criminalidade como uma obrigação. Neste sentido, preocupa – se em punir um delinqüente, mas jamais cogitou a possibilidade de participar ativamente no desenvolvimento e projeto de vida deste indivíduo. Portanto, o Estado põe em prática uma omissão que tende a acentuar ainda mais a criminalidade na sociedade.
Um fator de grande relevância: o tráfico de drogas. Funciona como uma grande empresa que sonega impostos. Ou seja, vende o seu produto ilegalmente (a droga ) e movimenta uma considerável soma de dinheiro entre a sociedade ( como aval de interessados no esquema, é claro: traficantes, policiais e políticos corruptos, entre outros ). Talvez nada possa ser mais importante para o sistema capitalista: colocar bastante dinheiro em circulação e proporcionar a luta incansável em busca do lucro!
Por fim, o Estado não cumpre com o seu dever por um motivo bem simples: ele está com todo o seu aparato político e administrativo voltado para o sistema capitalista! Todos querem dinheiro e sabem que segurança pública não pode satisfazer tal desejo. Assim sendo, investe a verba oriunda da maior carga tributária do Mundo naquilo que lhe convém. Então, o que lhe convém, mesmo? Respondo: tudo aquilo que pode silenciar um povo que pratica mergulhos no Guaíba achando que está em Fernando de Noronha.
Enquanto tudo isso acontece, vamos continuar levando a vida por entre as notícias e testemunhos de assaltos, assassinatos e crimes de variadas espécies. Tudo com o aval do nosso omisso e “cego” Leviatã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário