sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cidade limpa: um sonho possível!


No início desta semana( se não estou enganado na segunda-feira) estava no centro de Porto Alegre esperando o coletivo para retornar para casa. Todos sabem que o centro é sempre uma área de intenso movimento, onde as pessoas – muitas vezes – caminham com uma pressa realmente impressionante. Em um ambiente como este, é difícil encontrar algo que chame a atenção, pois tudo acontece de forma acelerada.
No entanto, passados uns dois minutos desde a minha chegada, o ato de uma moça me despertou interesse. Era uma moça por volta dos trinta anos de idade, aparentemente. Vestia uma roupa simples e ainda tenho em mente detalhes da sua bolsa escura e levemente danificada.
Na verdade, não tive motivos, mas o fato é que comecei a olhar aquela mulher intensamente. Estava a segui – la com os olhos! Em um determinado momento, ela parou em uma esquina e acendeu um cigarro. Caminhou alguns passos e aproximou – se de um vendedor ambulante: comprou uma pequena garrafa plástica. Não consegui identificar se era água, refrigerante ou suco.
Como o meu coletivo demoraria mais alguns instantes a chegar, permaneci com o rádio ligado e a mochila nas costas, os olhos não saíam daquela mulher. E os minutos foram passando até que chegou um momento em que ela começou a olhar para os lados parecendo procurar alguém. A garrafa já estava vazia e o cigarro liquidado. Neste momento, a moça atravessou a movimentada rua e andou por quase uma quadra inteira. Encontrou o que estava procurando: uma lixeira. Largou a garrafa e os restos do cigarro e dirigiu – se para a sua parada.
Quer dizer, uma atitude louvável e completamente rara. Em situações normais, as pessoas costumam sujar a cidade. Jogar papel de bala pelas janelas dos ônibus ou atirar sujeira pelas ruas é tão normal quanto fumar um cigarro sem respeitar quem está por perto. O exemplo desta moça deveria ser, sempre, seguido: isolou – se para fumar o seu cigarro e andou bastante para não sujar a cidade. Uma atitude brilhante!
Hoje, dias após este ocorrido, sai uma reportagem no jornal demonstrando que a Prefeitura gasta 9 mil R$ por dia para retirar resíduos dos arroios da cidade. Isso quer dizer que as pessoas sujam muito mais do que preservam. Simples assim, basta andar pelas ruas e perceber a sujeira: garrafas, latas, papel de bala, tocos de cigarro e muito mais.
Enfim, enquanto escrevo este texto, provavelmente muitas pessoas estejam sujando e poluindo a cidade. Ao contrário, quando eu andar pela rua, gostaria de ver bons exemplos, quero ver pessoas educadas que, assim como aquela moça,  tenham a educação mínima necessária para manter a cidade limpa. Esse sonho é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário