quinta-feira, 12 de julho de 2012

Capitalismo e fuga !


Não precisa ser nem um gênio para perceber que o capitalismo , em sua aparência e essência , gera muita pobreza . Parece claro que , para algum lugar , o lucro ( E aqui refiro – me a dinheiro vivo ! ) precisa ir . Assim sendo , para que uns possam esbanjar grana como se nada fosse ; pelo contrário , outros , precisam viver na miséria absoluta . O sistema funciona como uma balança que jamais mantém um equilíbrio ; ou seja , sempre haverá um ocupando o ponto mais alto ( O capitalista , explorador ) e outro ocupando o ponto mais baixo ( O trabalhador , quando possível , o explorado ) .Como vivemos em um mundo capitalista , não fica difícil prever os rumos para o futuro !
Escrevo este texto com a intenção de refletir um pouco sobre uma notícia que me tocou muito . Refere – se tal notícia a uma leva de africanos que fugiam de seu continente para tentar uma vida melhor no velho continente .  Até aí , nada de mais . O problema foi a morte de dezenas deles por desidratação . Repito : desidratação , falta de água no organismo !
A verdade é que existe uma rota normal de fuga que está situada em países como Líbia , Tunísia , Argélia e talvez outros mais . Todos eles situados ao norte da África , em divisas com as águas do Mediterrâneo . Pois foi justamente neste mar que ocorreu esta tragédia noticiada pela imprensa .
Segundo informações , mais de 170 pessoas teriam morrido ou estariam desaparecidas enquanto tentavam entrar no continente europeu , pela Itália . As questões internas de alguns países ( E quem não lembra do que , recentemente , ocorreu na Líbia ? ) também contribuem para que esta fuga lotérica possa acontecer .
Em um âmbito internacional , o que significaria a chegada destes africanos à terras européias ? Chegariam a um continente que enfrenta uma crise econômica sem precedentes em sua história . Será que conseguiriam um emprego ou condições de vida melhores em um continente tão xenófobo e tão atingido pelo capitalismo , sistema este que sempre alçou países europeus à condição potências econômicas mundiais ?
O fato é que todos correm para onde melhor aparecem as oportunidades . Jogadores de futebol são ricos em relação às classes mais baixas . Mas não estão satisfeitos , e quando aparecem oportunidades milionárias eles vão jogar no exterior para ganharem cada vez mais . Isso é capitalismo, ganhar mais !
Enquanto isso , muitas pessoas estão morrendo pelos quatro cantos do mundo . Uns morrem de fome , pois não possuem o suficiente para comprar um prato de comida por dia ! Outros morrem de frio porque não possuem um cobertor ou uma roupa adequada que esquente ! Mais ainda , muitos morrem por desidratação em uma alucinada fuga de um continente pobre em busca de uma vida melhor em um outro continente de crise .
Por fim , “assim caminha a humanidade , com passos de formiga” , como dizia um grande sucesso musical . A balança continuará operando em desequilíbrio e nós aqui estaremos , cada um no seu cada um , aproveitando o que de melhor aparecer em nossos vidas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário