segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Brasil e o esporte .


Mais uma edição de jogos olímpicos chega ao seu final sem que o Brasil conseguisse um grande destaque entre os países que estavam disputando as diversas modalidades de competições . Com apenas três medalhas de ouro , o desempenho do Brasil quase nada evoluiu se compararmos com a atuação nos jogos de Pequim , em 2008 . A diferença foi de apenas duas medalhas a mais .
Essa constatação não preocupa apenas pelos resultados obtidos em um grande evento , como é o caso de jogos olímpicos . Preocupa muito mais por este fraco desempenho ser produto de uma falta de investimento nos esportes , em geral . Então o leitor deve estar se perguntando : mas no futebol é investido muito dinheiro e , mesmo assim , a seleção também não conquistou o ouro !
Concordo plenamente !
Atualmente , a grande paixão pelos gramados , expressa no Brasil como “o país do futebol” , tem inibido muito o desenvolvimento de outros esportes . Basta perceber a folha de pagamento de qualquer time da primeira divisão do campeonato nacional . Na verdade , o futebol centraliza muitos recursos que os próprios clubes poderiam investir em outras modalidades esportivas . Não estou dizendo que as grandes peneiras para selecionar talentos devam ser extintas ; mas por que não selecionar também talentos de outros esportes para representar o Grêmio , ou o Internacional , por exemplo ? Já imaginaram : nadador gaúcho que treina no Grêmio é ouro nos jogos de Londres ! Ou : maratonista colorado leva o ouro e o Brasil está no alto do pódio ! Apenas um sonho , nada mais !
Realmente , cada vez mais , isso parece um sonho muito distante ! A tendência é o investimento cada vez maior no futebol . A maior conseqüência disso tudo continuará sendo o fraco desempenho do nosso país em competições internacionais , aí incluindo o próprio futebol !
Outro exemplo , grande parte dos professores de educação física do ensino fundamental e do ensino médio fazem a chamada e depois jogam uma bola para os alunos fazer uma pelada . Tudo culturalmente determinado ! Mas e a educação física , onde anda ? Pois é justamente isso que nos falta : educação física ! Futebol é um esporte que move muitas paixões , mas não é educação física ! A educação física pode ir muito além do futebol e alcançar outros esportes que também merecem ser descobertos !
Enfim , precisamos desenraizar o fato de que o Brasil seja o “país do futebol”! Isso é coisa que já deveria ter ficado pelo caminho . Atualmente , existem muitos “países do futebol”! O país tem condições de ser uma potência mundial no esporte , mas precisa de pessoas dispostas a acreditarem nisso . Pessoas que lutem ao lado dos nossos atletas para buscar sempre o lugar mais alto do pódio .
Podem ter certeza que isso não impede que os estádios de futebol lotem nos jogos importantes ! O futebol é a paixão , porque talvez ainda não aprendemos a enxergar os outros esportes , mas isso precisa mudar ! Talvez no Rio em 2016 as coisas comecem a melhorar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário