terça-feira, 7 de agosto de 2012

Política familiar ...


Kiko chega em casa suado. Era meio dia e fazia muito calor; e o almoço, este sim, já estava pronto e servidinho! Ainda com uma fina toalha em mãos, Kiko resmunga com a mãe:
_ Não bastasse pegar santinhos e aturar bandeirinhas e caixas de som o dia inteiro, agora estes políticos estão por toda a parte na Internet, incomodando.
A mãe percebe o descontentamento do filho, mesmo assim solta uma perguntinha:
_ Meu filho, por falar nisto, já sabes em quem vais votar nas próximas eleições?
Uma pergunta que a mãe não deveria ter feito! Um erro fatal, e a resposta:
_ Não vou votar em ninguém! Vou anular esta porcaria deste voto, pois ele não tem o menor valor! Sempre voto em alguém e recebo em troca incompetências e promessas não cumpridas, isso quando não vem por aí aqueles tradicionais escândalos de corrupção que são tradicionais em tudo o que é governo! Não estou com a menor disposição de discutir sobre política, ponto!
O rapaz ficou extremamente furioso, bateu a porta do quarto e permaneceu quieto por alguns instantes. Ainda tentando se recuperar do susto com a revolta do filho, a mãe aproximou – se da porta do quarto e efetuou três leves toques. Silêncio total!
_ Kiko, meu filho, está tudo bem?
_ Não quero saber mãe! Abriu a porta do quarto e andou a passos largos, retornando à cozinha.
Exatamente naquele instante e televisão da cozinha mostrava uma reportagem sobre as estratégias dos advogados que estavam defendendo os envolvidos no escândalo do mensalão. Kiko sentou – se , parecendo ignorar o que se passava na tela da televisão. Neste instante, a mãe voltava à cozinha para almoçar junto com o seu filho. Serviu um copo de suco de uva para ambos. Sorriu para o filho:
_ Como foi a sua aula?
_ Foi boa, mãe, a professora usou o exemplo da novela para descrever como as pessoas usam da bondade dos outros para tirar proveito! Na verdade, achei bem interessante a aula. Gostei!
O silêncio toma conta conta do ambiente e a mãe do rapaz não desvia os olhos do noticiário sobre o mensalão. Kiko, mais uma vez, começa a ter os seus ataques de braveza, causando uma irritação inesperada na mulher:
_ Mas o que está acontecendo contigo, guri? Atira uma colher sobre a mesa.
_ Não é possível que a tua alienação seja tanta que não percebas os problemas que te cercam! Não é possível que tu não saibas que o problema és tu mesmo! Tudo te revolta, mas a novela te interessa! Pra ti, todos os políticos são iguais, mas tu preferes curtir um jogo de futebol na escola, mas não quer pegar um santinho de algum candidato na rua! Até onde vais com tanta cegueira, menino?
Mais uma vez, silêncio na cozinha. O rapaz levanta – se para servir mais uma colher de arroz. Aproxima – se da televisão e dirige – se à mãe:
_ A senhora está vendo? Esta aí, na tela, não sou eu quem estou dizendo! São tudo uns falcatruas que roubam do povo para satisfazer as vontades pessoais! Isso é o fim! Isso é o fim!
A mãe espera o filho sentar e, em tom de consolo, passa a mão carinhosamente sobre o seu rosto e fala em tom leviano:
_ Filho, enquanto os outros falarem por você, por ter certeza: todos serão iguais! Enquanto todos decidirem por você, a sua alienação aumentará ainda mais. Enquanto tudo estiver fora do seu alcance: então, realmente, será o fim!
Levantou – se deu beijo com a ponta dos lábios no filho e despediu – se:
_ Preciso trabalhar, fique bem...
_ Mas, mãe, ainda não tive a chance de falar...
.

2 comentários:

  1. Da hora o post Gunei!! Fato tudo que a mãe do Kiko disse a ele...A maneira que o Kiko pensa da política é muito comum entre muitas pessoas eu era assim, mas hoje prefiro conhecer e votar no que aparenta roubar menos, porque todos os políticos querem ter um lugar ao sol a nossas custas. Parabéns mais uma vez pelo blog mano véio e conte sempre com minhas visitas e argumentos sobre meus pontos de vista sobre teus post.Ass: BlackDee(NDuda).

    ResponderExcluir
  2. Fala Duda!Grande presença,sempre muito bem-vindo aqui meu irmão!Valeu por deixar a tua opinião!Realmente,eu também era assim,não dava bola para política e tal...mas chegou uma hora em que resolvi procurar um caminho melhor:valorizar o meu voto e adaptá-lo às minhas ideias e princípios!Era isso Duda!!!
    Aquele abraço meu parceiro!!!

    ResponderExcluir