sábado, 29 de setembro de 2012

A sociedade é uma diversidade !


O dia de hoje amanheceu chuvoso, com frio e pequenas rajadas de vento que agradavam a quem circulava pela rua. Pois que é início de primavera, estação muito amada por muitos; mas também, nem tanto, por outros.
Deslocar – se do bairro Agronomia até o centro da cidade pode tornar – se uma volta ao mundo. Basta a presença de um bom livro ou um simples fato capaz de aguçar a imaginação. Pois a palavra é esta: imaginação! Uma moça caminhava pelas margens do arroio. A passos largos, o seu cabelo voava ao vento até quedar – se sobre o seu grosso casaco de pele que a protejia do frio! Mas a pergunta é: e se esta moça não fosse tão bonita assim? Como seria se o seu cabelo fosse curto? Enfim, será que esta moça, possuindo características diferentes, conseguiria despertar a minha atenção? Será que conseguiria despertar a minha imaginação?
A verdade é que é toda a imagem que se criou dentro da minha cabeça, em relação a esta moça, pode não ser a mesma imagem para outras pessoas. Dessa forma, um outro rapaz poderia achá-la feia ou atribuí-la diferentes características; ou seja, podería criar uma imagem diferente da minha.
Na atualidade, o problema não reside em cada cidadão construir as suas imagens das coisas ou fatos. A questão está na maneira como as pessoas agem para qualificar as suas imagens como legítimas, tentando colocar acima das imagens alheias com o intuito de torná-las superiores. O resultado disso é a desqualificação das construções de outras  pessoas.
Quando digo que as rajadas de vento agradavam quem circulava pela rua, parece claro que estou partindo da minha percepção sobre aquele momento. Por outro lado, muitas pessoas possuem idéias diferentes sobre o mesmo momento, sobre uma mesma situação. E isso faz parte das inúmeras formas de representações que as pessoas criam da realidade.
A complexidade social exige que estejamos sempre preparados para confrontar-se com o “diferente”. A tua idéia é diferente da minha? O time que tu torces, o teu partido político, os teus programas de TV, são diferentes dos meus? Legal, cada um deve ter o seu espaço e ele deve ser rigorosamente respeitado!
Tudo isso faz parte de uma complexa rede de relações que precisam ser administradas de maneira pacífica dentro de uma sociedade.
O dia de hoje iniciou chuvoso, e eu gostei! O vento gelado conduzia os finos pingos de chuva a colidir com o meu rosto. Sempre haverá quem não goste! Não foi o meu caso; para mim o momento era agradável. Um dia de sol não pode ser agradável para todo mundo! O time de futebol, os programas de TV, os partidos políticos também não podem ser o mesmo, unificado.
A sociedade é heterogênea, as opiniões, idéias e imaginações também. Portanto, menos imposição e mais, muito mais, compreensão! 

Obs:este texto foi escrito três dias antes do dia de publicação.Caía uma uma fina chuva e o frio gelava o pelego na capital dos gaúchos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário