sábado, 27 de outubro de 2012

O sistema individualista e a resistência !


Dias atrás , aconteceu uma manifestação onde um grupo de jovens foi fortemente reprimido pelas forças policiais . Para quem não está recordando: trata – se daquele episódio em que ocorreu a famosa “queda” do mascote da Copa , que ficava no centro de Porto Alegre , o Tatu . O resultado deste ocorrido foi um forte conflito de versões que acabaram opondo as autoridades e os manifestantes . Neste contexto , o cidadãos reagiram das mais variadas maneiras ; ora criticando a manifestação , ora julgando as autoridades . E não preciso reproduzir , aqui , os ecos de uma sociedade extremamente individualista ; fruto de um capital que tem a tendência de enriquecer cada vez mais mos ricos e afundar ainda mais os pobres na miséria .
Ainda que as pessoas não dessem o grau de importância que este acontecido merece , parece que ainda existe um poder de reação escondido nesta multidão de mentes que ainda sonha com uma nação mais justa e menos individualista . No entanto , estas tão sonhadas mudanças ainda terão de enfrentar uma grande resistência do nosso sistema atual . Em meio a isso tudo , podem ter certeza de que muito sangue ainda vai ser derramado .
A verdade é que o sistema não aceita , e jamais aceitará , contestações aos seus mandos . O dinheiro corruptor ainda encontrará muitas pessoas dispostas a venderem a sua própria dignidade . Feito isso , o sistema tenderá a aumentar , cada vez mais , o seu contingente de aliados e suas estruturas de repressão , seja ideológica ou policial . Por sua vez , estes aliados jamais contestarão alguma coisa , uma vez que foram corrompidos pelos saborosos frutos do sistema capitalista . Em outras palavras : esqueçam o que , um dia , eu falei ; pensei e escrevi . Muitos mudarão de idéias como se muda de celular . Muitos baixarão a cabeça , mesmo que dentro dela exista um princípio de contestamento . Contestar o quê ? É  a vida !
Mas as esperanças não podem acabar , mesmo que os governos continuem a roubar de um povo que se aliena em novelas e esquece os problemas sociais que o envolvem . Por falar em novela , o que pensar de uma emissora que gasta milhões para ter audiência ( lucro ) e depois vai pedir doações para ajudar crianças e pessoas carentes ? Pois é , tudo tão controverso , mas o povo não percebe isso . Outro exemplo : a “maior” imprensa do sul do Brasil faz um grande questionamento sobre o fracasso da educação no país , mas insiste na tentativa de alienar seus clientes com seus colunistas e comunicadores que soltam opiniões sem a menor sustentação e argumentação nas realidades sociais .
Afinal : quanto custa a alienação das pessoas ?
Parece claro que não saberia responder , mas estou começando a amadurecer a idéia de adquirir a maldade do astro principal da novela . Quem sabe , no final , eu não passe por bonzinho !
Quem sabe , assim , eu serei visto por todos . Quem sabe , assim , eu consiga o que é meu , por direito ! Quem sabe assim eu possa me manifestar sem apanhar e sem ser chamado de marginal ! O quê , marginal ? Pois é , eles estão por toda a parte e só não vê quem não quer !

Nenhum comentário:

Postar um comentário