terça-feira, 6 de novembro de 2012

Peneirando sem critérios .


Empurrados pelo sonho de ser jogador de futebol , milhares de jovens do país inteiro enfrentam as famosas “peneiras” em busca deste sonho . Muitos conseguem atingir tal objetivo ; por outro lado , muitos acabam ficando pelo caminho , fazendo com que seu grande sonho seja adiado ou abandonado .
A grande questão a tratar sobre as peneiras é : existe algum critério técnico ou tático por trás das escolhas dos candidatos ? E quem os escolhe , tem conhecimento e competência para carregar este compromisso tão importante ? Sobre estas questões , gostaria de trazer algumas reflexões a respeito .
Primeiramente , esta reflexão vai no sentido dos critérios utilizados no momento de escolher um candidato que teve um bom desempenho nas peneiras . Ora , bom desempenho ? Como assim ?
Trago esta discussão porque já vi , com estes próprios olhos , ótimos jogadores que se destacavam muito nos campos de várzea ; no entanto , jamais foram selecionados nos peneirões – ainda que tenham apresentado empenho satisfatório . Em contrapartida , muitos dos selecionados apresentavam variadas e diferentes deficiências técnicas (como domínio de bola) e deficiências táticas (mau posicionamento) .
Na realidade , estes são problemas encontrados em qualquer grande time de futebol profissional . Em determinadas situações , nem mesmo os treinos diários podem contribuir no sentido de resolver esta questão . Assim sendo , como definir um profissional do futebol ? Que critérios utilizar para definir se um atleta tem uma boa atuação na peneira , ou não ? Em outras palavras : existe profissionalismo no futebol ?
São questões de extrema relevância ; porque são os atletas que , muitas vezes , defenderão os melhores times ou até a seleção de um país , no futuro .  Neste contexto , penso que há um certo despreparo dos selecionadores quando no momento da escolha dos candidatos . Não há critérios definidos , mas sim a livre escolha , o que acaba desqualificando o futebol .
Uma segunda reflexão traz um exemplo bem nítido do que está sendo tratado neste texto : as categorias de base dos clubes . Ora , a peneira é um processo que leva muitos jovens à base de um clube qualquer . Qual , então , o motivo que me leva a crer que os grandes figurões do futebol brasileiro não consigam projetar atletas de grande potencial em quantidade superior às atuais ? Se todos eles passaram por diferentes testes , como explicar a presença de jogadores com grandes deficiências técnicas nas equipes de futebol profissional ? Por onde andam as nossa estrelas ?
Finalizando , acho que faltam critérios . Ou melhor , muitas vezes existem critérios que , infelizmente , estão fora das quatro linhas . Escrevendo este texto , lembrei da época em que joguei futebol nas categorias de base de um grande e reconhecido clube . Nossa , o campeonato interno projetava cada atleta para a seleção da categoria ! Era um pior do que o outro , literalmente .
Critérios , ou falta deles ? Não saberia responder ao certo , mas o resultado torna – se sempre visível em um futuro que está logo ali , dentro dos grandes estádios espalhados pelo mundo todo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário