domingo, 18 de novembro de 2012

Sr. taxista , quem é o bandido ?


Dias atrás fui a um grande show de Rock , era uma noite inesquecível . As pessoas estavam felizes e emocionadas ; afinal de contas , não é a qualquer momento que podemos presenciar um grande gênio da música como o guitarrista Slash . Terminada a apresentação , precisávamos voltar para casa e já era início da madrugada .
Dispensadas as generalizações , tem coisas que precisam ser reveladas , tem posições que precisam ser tomadas e , principalmente , tem fatos que precisam chegar à sociedade para que os seus cidadãos possam evitar problemas no futuro . Por isso , vou relatar aqui o que aconteceu comigo nesta grande noite , mas que terminou de forma desagradável .
Saindo da casa noturna onde aconteceu o show , tomamos um táxi , em vista do horário ( Já era madrugada ) e da provável falta de coletivos naquele momento .  Percebi um motorista meio sério , que quase não falava e mantinha , sempre , uma postura de irritação com qualquer outro motorista no trânsito . Outra observação que não me sumiu à mente :  a velocidade . Engraçado esta cultura dos motoristas de táxi ( De cada dez que utilizo , pelo menos sete tem esta atitude . ) de achar que o passageiro tem pressa para chegar ao seu destino !
E seguimos o caminho com o veículo em alta velocidade e em completo silêncio . Quando já estávamos quase chegando me vem uma segunda observação : o caminho a percorrer . E foi essa observação que originou este texto ; foi esta observação que estragou o resto da minha noite .
Na verdade , penso que o melhor taxista é aquele que pergunta : “por qual caminho você deseja seguir ?” . Não que isso seja justo , mas que isso seja ético !  Quando um passageiro não sabe o caminho ; tudo bem , talvez o taxista tenha liberdade de fazer aquele que melhor lhe satisfazer . Mas vejam , o motorista trabalha para fazer o máximo de corridas ( Em distâncias ! ) em reduzido número de tempo . Assim ele verá os seus lucros aumentarem ao final de sua jornada de trabalho .
Pensando desta maneira , não fica difícil prever que o motorista fará sempre o maior caminho , maior distância percorrida . Então ele conseguirá passar para trás uma pessoa que não conhece o trajeto ; enfim , ganhará dinheiro por sua esperteza e falta de ética sobre uma pessoa ingênua . Mas nem sempre as coisas acontecem desta maneira , o caminho é sabido por muitos passageiros . Foi o que aconteceu comigo .
Aproximando – se de uma curva que o motorista deveria realizar , eu nem me surpreendi , ele acabou passando reto com a intenção de esticar a corrida . Achou que eu não sabia o caminho ? Mentira ! Tirou – me pra ignorante quando eu questionei :
_ É que , por aqui , o fluxo é menor ! Argumentou o taxista , na maior cara dura .
_ Mas não importa o fluxo ; o que me importa é a distância que tu vai percorrer e que , baseado nisso , terei de te pagar . Disse a ele , já com indignação aparente .
A partir daí o silêncio imperou mais ainda , então chegamos ao destino . Uma corrida que era pra dar R$ 20,00 , no máximo ; acabou resultando em R$ 32,00 .
Em síntese , isso é o que chamo de roubo ! Tem taxistas muito bons , todos sabemos ; mas , infelizmente , este texto mostrou características da forma de atuar da maioria . Filhos do sistema capitalista , eles querem ganhar cada vez mais , independente das suas ações . Eu não quis problemas e paguei na boa . A minha pergunta é : dos taxistas que são assaltados ou assassinados pelas ruas e avenidas , quantos deles não são bandidos , ladrões , como este que eu relatei neste texto ? Pois é , acredito muito naquele velho ditado popular : “tudo o que vai , sempre acaba voltando” .  Vamos pensar sobre isso , a sociedade precisa ter esta percepção !

Nenhum comentário:

Postar um comentário