sábado, 24 de novembro de 2012

Uma foto da pobreza !


Era sexta – feira , final de mais um dia de trabalho . As pessoas apertavam – se umas contra as outras , dentro de um ônibus lotado que saía do centro rumo ao bairro Agronomia , em Porto Alegre . Então o coletivo trafegava em uma das vias de maior movimento , com freqüentes paradas , o que provocava certa reprovação por parte de alguns passageiros .
Conseguir uma fotografia posicionando – se em um ambiente como este parece uma coisa de outro mundo . Ônibus cheio é sempre um problema de difícil solução ; mas , como diz o prefeito : “estamos avançando” ! Mas não tem problema , “quem corre porque quer , não cansa” ! Dessa forma , pedi licença a algumas pessoas e tirei esta foto que vocês estão observando .
O que dizer sobre uma foto como esta ? Pobreza , miséria , luxo , desigualdade ... Muitas são as possibilidades , meu caro leitor ! Basta situar o seu ponto de vista , então chegará a uma observação bem relevante .
Por exemplo , estamos no fim de tarde de uma sexta – feira . Repare no bar ao fundo , um grande contraste em relação ao homem que está jogado ao solo , feito um defunto ! Como assim : “feito” um defunto ? A verdade é que talvez ele esteja morto mesmo e nós não tenhamos percebido . No entanto , o olhar de espanto das pessoas que o observam podem nos auxiliar – neste sentido .
Confesso que não gosto de falar sobre pobreza , porque corro sempre o risco de ser chamado de “alienado” . Pois bem , esta foto faz de mim uma pessoa pessimista em relação ao futuro da sociedade na qual estou inserido . Um dito bem conhecido do governo diz que “País rico é país sem pobreza” ! Pois bem : exatamente por isso que sou pessimista ! Estamos pobres , mas as autoridades buscam a todo o momento a riqueza !
Mas que riqueza queremos para o nosso povo ? Uma educação de qualidade ? Uma riqueza cultural que permita uma maior igualdade entre os cidadãos ? Isso é balela , meus amigos ! Os interesses dos governos dificilmente são os mesmos que os dos seus súditos ! Isso é fato !
A verdadeira riqueza que o Brasil busca é dinheiro e poder , frente aos investidores estrangeiros e frente a quem tem status internamente ; a saber , grandes empresários e políticos com condutas desviantes .
Não interessa a vida e a história deste homem que está atirado no chão ! Nada importa para quem detém o poder econômico neste país . Presídio , o que é isso ? Pra que gastar dinheiro para recuperar um criminoso se podemos aumentar ainda mais o salário de um promotor ou de um juiz de direito ?  Educação , que nada ! Qual a importância de um professor em um país que tem a cultura de idolatrar quem veste terno e gravata ?
Pois é gente ... a foto ! Esta foto revela a face mais cruel da desigualdade , da pobreza e do descaso ! Esta foto revela apenas um minúsculo pedaço da nossa imensa miséria ! Esta foto representa o cenário de um país que sobre de um câncer que já dura mais de cinco séculos , mas que seus governos insistem em fazer cenas para governos estrangeiros se impressionarem .
Por falar nisso , as pessoas bebendo e conversando na cena de fundo desta foto ! Enquanto isso ... bom , já falamos o bastante . Enfim , não gostaria que os nobres internacionais refletissem sobre esta foto ; mas sim que eles largassem os seus luxuosos carros pretos e pegassem um ônibus numa sexta – feira , ao cair da tarde . Talvez a ficha caísse com um pouco mais de velocidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário