sábado, 29 de dezembro de 2012

Celebrar uma festa, o Ano Novo!


Interessante que quando chega esse período do ano as pessoas ficam mais sentimentais. As lágrimas aparecem em situações e momentos que jamais apareceriam em meses do meio do ano. Talvez a perspectiva de que dias melhores virão torna os sentimentos mais frágeis e o coração mais delicado.
O Ano Novo é sempre um momento em que as pessoas desejam bons frutos para um futuro que está logo ali: o novo ano que chega. Felicidade, sim! Todos desejam ser feliz, desejam abraçar as pessoas queridas e dizer: “tudo de bom! Muita saúde e muita paz”! Sempre será assim, jamais diferente!
Mas também o Ano Novo tem aquele lado triste, aquele momento em que – inevitavelmente – as perdas voltam no tempo e se estabelecem na memória. Cada lágrima pode trazer uma felicidade; mas também uma tristeza. Entre estas perdas, os entes queridos! Pessoas que viveram intensamente e que jamais os esqueceremos! Pessoas que, em vida, nos trouxeram alegrias e nos encheram de orgulho. Pessoas, enfim, que estão em algum lugar qualquer a guiar cada passo nosso nessa grande estrada que chamamos de vida.
Pois neste texto quero compartilhar com o meu leitor a saudade que tenho dos tempos de minha infância, quando enormes festas de final de ano eram realizadas na, até então, pacata Rua Jaraguá. As crianças, este que aqui escreve incluído, corriam a todo o lado de forma inocente; enquanto isso, os adultos arrumavam as caixas de som pelo lado de fora da janela. Tudo era festa, celebração! Feliz Ano Novo!
Quando chegava o momento da virada, muitos adultos choravam ao som dos fogos e gritos e eu nunca soube o porque. Mas um dia eu cresci e hoje sou um adulto. Tenho o costume de chorar quando chega a meia noite. Na verdade, talvez eu nem saiba com precisão porque eu choro, mas posso garantir que tudo fica misturado na cabeça.
Nos primeiros segundos da próxima terça-feira estaremos entrando em um novo ano. Meu pensamento estará naquelas festas intermináveis dos tempos da infância! Saudades da década de 80 , na Rua Jaraguá! Minha cabeça estará a lembrar de parentes que já não estão mais aqui! Quantas saudades que nunca somem, apenas aumentam a cada ano! Voltando para o presente, estarei a chorar, porque as lágrimas também andam atadas às tristezas que surgem ao longo da vida!
Se pudesse voltar no tempo e fazer um pedido, seria simples: levem – me de volta à Jaraguá da década de 80 e tragam os meus queridos de volta! Eu voltaria a ser criança, sem entender nada da vida. Estaria correndo para todo o lado e apenas ficaria curioso ao ver as lágrimas escorrerem dos semblantes adultos.
Enfim, estamos ultrapassando mais um ano de nossas vidas. Pois que desejo felicidades a todos neste mundo! Desejo que chorem quando for o momento! Que sintam saudades quando for o momento e que amem quando for o momento. Porque na vida sempre tem um momento pra tudo. E o Ano Novo é sempre um momento pra tudo na vida, basta que a cabeça esteja aberta e o coração esteja pulando. Basta que as pessoas saibam desejar o bem, brindar à vida e dizer: “Feliz Ano Novo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário