domingo, 6 de janeiro de 2013

O Grêmio e os reforços.


Nada como escrever o primeiro texto do ano falando sobre futebol. Sim, porque as férias chegaram ao fim e os boleiros já estão fazendo trabalhos físicos e técnicos. Neste contexto, não podemos deixar de lado o fato de que estão abertas as possibilidades de vendas e contratações para o ano que segue.
Em relação ao Grêmio, confesso que tenho andado meio preocupado com a movimentação em busca de reforços para este ano. Por exemplo, a primeira contratação: o goleiro Dida. Sempre gostei muito deste goleiro, e acho que é inquestionável a sua história de muitas conquistas e títulos. No entanto, entendo que o grupo precisa buscar reforços na posição onde a carência esteja mais visível. Uma vez que Marcelo tem segurado muito bem os ataques adversários, não consigo entender a contratação de um goleiro ( Mesmo que seja o Dida, com toda a sua história ) como algo tão relevante.
Por outro lado, o Grêmio parece ter feito um grande negócio com o zagueiro Naldo, que vinha jogando muito bem e se firmando cada vez mais. A imediata contratação do zagueiro Cris possibilita repor uma perda que podemos definir como importante. Ou seja, retira – se uma peça, mas realiza – se uma reposição imediata. Não foi o que aconteceu com o Marcelo e com o Dida.
Percebam a parte da frente. A quantas anda o ataque do tricolor gaúcho? Pois aí é que começam a aparecer os principais problemas, pelo menos, sob o meu ponto de vista. O Kleber foi uma grande aposta da direção; porém, jogou bastante logo que chegou ao Grêmio; depois, caiu muito de produção e já faz um tempo que está devendo. E o Moreno, parece que carrega uma tonelada em cada perna, de tão lento que é!
Quanto aos reservas, André Lima é muito esforçado, tanto que carrega os ditos de “Guerreiro Imortal”, realmente imortalizado por fazer o primeiro gol da Arena. Acho ele mais presente que o Moreno, por exemplo. Mas também entendo que depois da sua lesão, jamais as oportunidades apareceram como antes. Quanto ao Leandro. Bom, este tem velocidade, mas falta – lhe a habilidade. Talvez amadureça esse fundamento com o tempo, pois ainda é jovem. Mas, por enquanto, não está correspondendo.
Na verdade, quando faço críticas à direção por contratar um goleiro, penso que seria muito mais produtivo investir em um ou dois atacante que tenham velocidade e habilidade. O Grêmio está carecendo destes fundamentos. O que pode oferecer ao seu torcedor é jogador ou com habilidade ou com velocidade, jamais as duas qualidades juntas.
Enfim, iniciaremos dentro de poucos dias a competição mais disputada do continente. Já na primeira rodada enfrentaremos um mata – mata, definição que manterá ou não o Grêmio na competição. Neste sentido, e isso é fato, o Grêmio precisa reforçar o seu time. Precisa colocar jogadores mais produtivos nas posições em que encontra – se desfalcado . Esperamos que a diretoria tome alguma atitude e busque, logo, estes reforços; pois, só assim, poderemos festejar a terceira conquista da Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário