terça-feira, 19 de março de 2013

A questão Arena do Grêmio.



O Grêmio já realizou uma quantidade de jogos o suficiente para que a administração da Arena encontrasse os principais problemas e os resolvessem. No entanto, a cada partida do tricolor gaúcho, o torcedor tem de enfrentar diversos transtornos para conseguir ingressar no estádio. Neste sentido, seria interessante que os envolvidos sentassem, discutissem e resolvessem o problema de uma vez.
Quem já teve acesso ao site da Arena para adquirir o seu ingresso conhece a dificuldade que é para se definir um setor e uma cadeira específica. Dessa forma, o torcedor faz uma busca por valores ( os mais baratos ) e dos locais que mais lhe agradem.
Por outro lado, um grande problema aparece quando muitos torcedores resolvem ir ao campo no último momento. É  natural que o sistema não resista ao grande movimento e escolhas de cadeiras nas bilheterias, ao mesmo tempo. Assim sendo, o problema torna – se ainda maior pelo fato de que, normalmente, a escolha é demorada.
Por exemplo, quem compra o ingresso pela internet dispõe de vinte minutos para escolher o local e o tipo de ingresso e efetuar o pagamento. Ainda assim, dificilmente cada pessoa consegue realizar a operação em menos de cinco minutos! Agora, imaginem efetuar todo este procedimento nas bilheterias do estádio? Parece claro que a tendência é ter cada vez mais filas.
Outro grande problema que o Grêmio, em especial, precisa resolver: o preço das entradas. Todos sabemos que os valores cobrados para assistir um jogo de futebol são muito altos. Mas, na Arena, essas condições são ainda mais insuportáveis.
A OAS não construiu a Arena para fazer o torcedor do Grêmio feliz. Muito pelo contrário, construiu para assaltar os torcedores e ganhar muito dinheiro em cima. Isso tudo justificável, uma vez em que vivemos em uma sociedade na qual a busca por lucros imediatos não encontra limites.
Por outro lado, quem precisa tomar a frente em defesa dos seus torcedores e dos seus sócios é o próprio Grêmio. Afinal, a sua existência é o motivo maior da construção deste bonito  estádio de futebol. Neste contexto, talvez possa ocorrer uma negociação com patrocinadores ou com os próprios administradores da Arena no sentido de que esta tem de ser do público geral e não um privilégio de poucos.
Enfim, coloquei apenas dois problemas que a Arena tem enfrentado desde a sua inauguração, em fins do ano passado. A esperança maior dos gremistas reside no fato de que os envolvidos cheguem a um acordo que possa resolver os problemas administrativos, bem como uma considerável queda no valor dos ingressos. Como resultado, podem ter certeza de que vai acontecer o retorno triunfal, e em massa, de uma torcida fanática e empolgante como a torcida do Grêmio.

Observação:

Enquanto termino de escrever este texto, acabo de ler que o Grêmio abandonou a reunião de hoje (19/03/2013) no Ministério Público Estadual – RS. O motivo seria a recusa do clube em colocar cadeiras no setor mais popular da Arena, exigência apenas dos Bombeiros.
Sobre este problema, mantenho a minha opinião de que barras de ferro em todo o setor, de cima a baixo, resolveria qualquer problema de segurança. Talvez a mureta também possa ganhar um pouco mais de altura.
O que jamais pode ser permitido é a atuação autoritária do poder público em definir o que o Grêmio deve fazer, ou não, no seu estádio. Neste sentido, penso que os Bombeiros querem se prevenir de quaisquer problemas posteriores, como no caso da boate Kiss, em Santa Maria. Mas isso não se faz com autoritarismos, mas com muita competência, o que – realmente – tem lhe faltado!
E o Grêmio parece estar colocando – se, finalmente, no lugar do seu fanático torcedor! E faz isso de forma acertada, porque nada mais interessa a não ser a união entre o torcedor e o clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário