quinta-feira, 25 de abril de 2013

No caminho do autoritarismo.



Os dias atuais têm sido de muita turbulência para quem costuma freqüentar ambientes carregados de “boas maneiras” e poderes. Aqui no Brasil, os órgãos da federação resolveram colocar as unhas de fora para ver quem manda mais, para ver quem será mais respeitado pela sociedade.
Na atualidade, diz – se que os três poderes da federação (Executivo, Legislativo e Judiciário) são harmônicos e independentes. Em outras palavras, vivem de amores estratosféricos e gozam de um individualismo sem igual. Pois, é o que dizem!
Sobre tais poderes, dizem, também, que se encontram divididos para que possam fiscalizar – se mutuamente. Ou seja, para evitar que venha a nascer um poder altamente centralizado e autoritário, que consiga dominar a sociedade de tal maneira que a censura e o silêncio sejam espalhados pelos quatro cantos do país.
Neste contexto, lamentavelmente, entendo que estamos a passos lentos; mesmo assim, seguimos caminhando. Seguimos retrocedendo e, cada vez mais, estamos nos aproximando de uma forma de governo fortemente caracterizada de forma autoritária. A nossa pseudodemocracia apaga – se como o amanhecer de um lindo inverno, lentamente.
Quem sabe tentamos uma breve compreensão sobre o que vem acontecendo por entre as veias do corpo poderoso. As recentes discussões entre o poder Legislativo e o poder Judiciário; mais ainda, o Executivo tecendo vetos e falando “mais do que o necessário” nesta imprensa tão direcionada e nada imparcial que cerca os nossos meios de comunicação.
Certamente, estes conflitos acabarão - em um futuro nem tão distante - por conduzir o país a um comando unitário, ilegítimo e autoritário. E isso tudo com o aval da grande população, que ignora a política achando que todos são corruptos e nada fazem pelo bem da sociedade.
Mas, então, não vivemos um sistema de governo representativo? Pois este é um dos condutores “chefes” que conduzirão todo o sistema até uma forma de governo autoritária. Refiro – me aos políticos que foram eleitos pelo voto popular e gozam de todo um aparato de regalias que muito custaria a um cidadão brasileiro qualquer.
Neste contexto, nossos “representantes” elaboram leis de toda a espécie para que a sociedade sobreviva de forma harmônica. Ora, mas isso é uma coisa; agora, criar normas por interesses políticos/partidários a ponto de calar a Justiça de um país? Ou, como afirmou o ministro Gilmar Mendes: “rasgar a Constituição”? Aí já me parece uma exacerbação da alienação por parte daqueles que nada possuem além do poder.
Normas que desejam limitar o poder de investigação do Ministério Público, apenas um exemplo. Outro ainda mais impactante? A proposta de um petista (Logo qual partido?) que concede mais competência ao Congresso Nacional do que ao órgão máximo de justiça do país (Supremo Tribunal Federal) na interpretação sobre a constitucionalidade das leis!
Enfim, quando começamos a silenciar o sistema judiciário de um país, parece que estamos nos aproximando de uma grande ruptura com o sistema democrático. Ainda mais no Brasil, onde esse sistema já é, por natureza, muito controverso. Mas isso não é por acaso, basta perceber o trabalho que o Ministério Público tem feito para condenar os envolvidos em crimes de “colarinho branco”. Com certeza, são investigações / revelações que tiram o sono de muitos políticos descartáveis, que se dizem “eleitos pelo voto popular”.
Quanto ao STF, condenou muitos integrantes de uma legenda envolvida “até os dentes” no famoso “ Mensalão ”. Portanto, fica fácil perceber que a proposta para restringir os poderes do STF venha de um político deste partido, que teve muito dos seus companheiros condenados. Enquanto isso, seu maior líder e moralista se tornará um notório colunista de jornal do exterior. Que grande exemplo a ser seguido!
E continuamos, como disse, caminhando. A passos lentos, mas chegando ao destino: o autoritarismo daqueles que desejam o silêncio a todo o custo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário