quinta-feira, 18 de julho de 2013

A Câmara de Porto Alegre é do povo!



Não me causa estranhamento algum esta foto, que circula pelas redes sociais e amanhã (Com absoluta certeza) estará nos comentários da grande mídia; com toda a convicção, aquela que atua junto ao governo e ao parlamento brasileiro! Então as pessoas questionam a postura dos manifestantes que ocuparam as dependências da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Neste texto, tentarei, o mínimo que seja, argumentar para os leitores que as coisas não surgem de um truque qualquer ou mágicas do Mister M. Neste sentido, ainda que me pareça muito difícil, farei um esforço para deixar de fora a atuação da imprensa, que cada vez mais tem se mostrado interesseira e mentirosa.
A primeira questão que proponho é: o que os vereadores de Porto Alegre têm feito, desde que assumiram seus cargos, pelo povo de nossa cidade? Que venham aqui e postem as suas realizações, isso é um movimento democrático, também! Percebam, não estou falando de processo eleitoral, antes que alguma besta argumente que “eles foram escolhidos pelo voto”! Então, confesso que não me surpreende a aparição de uma foto como esta! Ou seja, existe uma “(I)legalidade” que só é percebida em momentos de estranhamento! Quanta surpresa ver jovens pelados na Câmara Municipal, mas ninguém diz nada quando “artistas” de programas de televisão passam creme bronzeador na bunda e nos peitos siliconados daqueles que no futuro serão escalados e receberão milhões mostrando suas curvas e belezas nas grandes revistas “culturais” brasileiras! Aí muda – se o argumento e sempre há uma justificativa “legal”! Repito as coisas não acontecem por nada! Sempre existe algum motivo!
A segunda questão é: de que forma ser ouvido por pessoas que se dizem “representante”, mas não querem negociar com manifestantes? Qual o medo e o que escondem estes vereadores? Esta me parece ser a questão mais crucial de todas! É sabido que os parlamentares brasileiros não gostam de ser questionados, por isso mandam o choque calar as manifestações com bombas, tiros de borracha, etc..! Neste contexto, o que seria juntar um grupo de manifestantes para fotografar desprovidos de roupas? Perto da atuação hipócrita, caótica e desinteressante do estado atual, nada! As bundas representam um governo alheio a tudo o que a sociedade espera! Os seios representam algo que sempre está oculto, mas uma hora precisa ser mostrado! Querem que eu desenhe? Contas públicas, transparência etc... Repito as coisas não acontecem por nada! Sempre existe algum motivo!
Pois é, as pessoas usam das armas que estão às suas mãos! Esta foto vai de encontro ao resultado e decepção das urnas! Sabem por quê? Porque as candidaturas são compradas de pessoas que estão desacreditadas com a política em geral! Fica fácil prometer, não há reação alguma! São cidadãos humildes que olham uma pessoa de terno e idolatram como se doutores fossem! Então, os “doutores” acham que podem tudo por causa do “voto”! Quanta democracia, legitimidade! Chega a ser patético isso! Eles pensam que representar significa dizer: ó, eu recebi muitos votos, fui eleito!
A terceira e última questão é: dizem que nos momentos de turbulência é que conseguimos testar os governos e pra quem eles, realmente, governam. Então, como pode uma Câmara de Vereadores ser tão despreparada quando se direciona a uma discussão entre manifestantes e vereadores da situação? Pergunto isso porque ouve claras demonstrações de amadorismo político por parte de alguns parlamentares. Ou seja, eles se esconderam no argumento de que a Câmara foi invadida ilegitimamente e não conseguiram sair deste argumento! E o mais ridículo de tudo foi querer a intervenção policial para garantir a reintegração de posse! Ora, eu não sabia que a Câmara tinha dono! Sempre imaginei que a Câmara seria a casa do povo! Mas isso não foi discutido em momento algum, o presidente preferiu derramar lágrimas de crocodilo para defender sua posição! Vereadores elitistas e altamente conservadores protagonizaram legítimas cenas teatrais para defender os seus pares! Basta ver os noticiários e tudo o que tendenciosos e mentirosos “jornalistas” dizem sobre o episódio! Tudo é fascismo! Incrivelmente, teve vereadora que conseguiu taxar a ocupação de terrorismo. Nossa! Mas que terrorismo é esse que quer acionar a polícia para retirar os manifestantes à força? Que terrorismo é esse que deseja apenas que pautas suas sejam ouvidas e levadas a sério?
Enfim, enquanto escrevo este texto, é provável que os manifestantes já tenham deixado a Câmara, após negociações com órgãos mais competentes para tratar do fato. No entanto, o que fica desta foto não é a bunda e os seios de terroristas! O que fica desta foto está além do voto comprado e da submissa administração atual, que nada faz pelo povo e acoberta interesses corporativos empresariais que governam junto a cidade! Esta foto é o retrato da crise no sistema representativo que era pra trabalhar em benefício da população! Esta foto é tudo o que o poder não quer: ver o seu filme queimado! Pois bem, como diz o ditado popular: aceitem que dói menos e o Bloco de Lutas venceu esta batalha, independente da posição da mídia mentirosa e situacionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário