quinta-feira, 6 de março de 2014

Porque sou contra a ampliação do HCPA...



Ao finalizarem a leitura deste texto, muitos cidadãos dirão que tenho problemas mentais comprometedores. Por quê? Porque não concordo com a ampliação da Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O motivo para tal oposição é bem simples: existem outros hospitais e postos de saúde completamente sucateados, sem as mínimas condições dignas de prestar um atendimento adequado aos enfermos.
A questão de tamanha complexidade, que envolveu os “mercenários do concreto” e muitos ambientalistas, conduziu o debate a um rumo que deixa de fora outros problemas de grande relevância para a população. Por exemplo, o sistema de saúde, em geral! Todos nós sabemos o estado precário de diversos hospitais e unidades de saúde em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. É um problema conhecido e, mesmo assim, completamente negligenciado pelo poder público e seus (I) responsáveis.
Agora, de uma hora pra outra, resolvem ampliar o setor de Emergência do HCPA, referência em atendimentos públicos e privados? Ora, me parece que existe um conjunto de interesses envolvido, uma vez que ampliando o atendimento em outros hospitais, haveria uma reduzida procura por atendimento na instituição. Ou seja, fica nítida a intenção de monopolizar (E, conseqüentemente: lucrar!) os atendimentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre enquanto o resto do sistema apodrece por negligência e mantém os pacientes em situações miseráveis de atendimento.
Como escrevi anteriormente, não concordo com essa tal ampliação do HCPA, mas defendo com unhas e dentes a idéia de melhorar os outros hospitais do sistema com os mesmos recursos. Ora, para derrubar centenas de árvores, planejar uma construção de tamanho porte, efetivar estacionamentos etc ... precisa – se de um projeto claro e sério, onde o superfaturamento com obras e o comércio de licenças ambientais nãos sejam possíveis, por exemplo.
É claro que os vereadores de Porto Alegre e a administração municipal aprovam a idéia! Mas não o fazem pensando na saúde de quem reside mais afastado do HCPA. Não o fazem pensando na população, em geral! Ou seja, a centralização do atendimento e as obras deverão culminar no aumento do lucro daqueles que trabalham pelo dinheiro. Por exemplo, os planos de saúde ( Ou alguém imagina que os atendimentos no local ampliado será 100 % público?) serão beneficiados, assim como os corruptos oportunistas, que a atual gestão tem revelado em número considerável.
Por tudo isso, gostaria de ver estes recursos ampliando e melhorando o atendimento em outros hospitais e postos de saúde, com uma fiscalização eficiente e competente. A periferia está carecendo disso! Muitos bairros marginalizados pela elite governamental apresentam uma grande precarização no atendimento à saúde. Muitas pessoas precisam de Emergência, mas será que quem mora em locais mais afastados do HCPA conseguirá chegar a tempo, ou será privado de sua vida ao longo do caminho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário