sábado, 5 de julho de 2014

Da morte à alienação brasileira no culto aos seus “heróis”.


          Não tem como não escrever sobre os últimos acontecimentos que tiveram grande impacto sobre a sociedade brasileira, nos últimos dias. Acontecimentos que poderiam ser evitados, mas que são vendidos como acidentes pela grande mídia, uma instituição que tem contribuição extremamente direta na formação da conduta inaceitavelmente alienante de um povo carente de conhecimento; ou seja, fortemente tocado por sentimentos ingenuamente bons onde, por certo, o sentimental atropela o racional.
Refiro – me à mídia para mostrar que toda a criação “cultural” que ela impõe acaba sendo consumida por imensa maioria das pessoas como uma verdade absoluta, de forma alguma questionável. Por exemplo, sabemos que o cantor Roberto Carlos é o “nosso rei”, mas não por uma coisa boa ( Ou ruim ) que um rei de verdade pode fazer por seus súditos, mas pela imposição geral da televisão; mais, por uma exposição anual de uma apresentação de final de ano para que as pessoas acabem aceitando essa idéia; fora, é claro, as propagandas polêmicas contratadas por boladas de dinheiro para o uso único objetivando a venda de um produto qualquer. Não obstante, para que a criação e perpetuação do mito do rei não desapareçam da mente dos populares, os homens que produzem as novelas com atores bonitos, revelando personagens fictícios e estereótipos de toda a sorte, colocam as canções onde o cantor reforça mais ainda a idéia desta criação que, na verdade, jamais existiu.
Neste contexto, não surpreende que a mídia nacional exalte os jogadores de futebol como verdadeiros heróis da pátria. A carência de um povo carente apenas reforça a realidade de que não temos nada além de bola no pé! Exemplificando, o jogador Neymar chega a ser constituído unicamente de imagens e propagandas artificiais disseminadas por patrocinadores, jornalistas ignorantes e analistas de “mentira” que, na verdade, não corresponde aos fatos reais. Ou seja, o jogador pode não jogar nada, mas podem ter certeza que sua foto estará estampada em vários jornais e suas imagens estarão satisfazendo aos anseios de uma mídia altamente enganadora, que provoca cada vez mais uma troca de valores considerável no imaginário popular. Desta maneira, a lesão sofrida por Neymar, no jogo de ontem contra a Colômbia, não preocupa por causa do cidadão que o jogador é e de suas virtudes enquanto ser humano, mas pela imagem dele com a camisa de seleção e todo o aparato mercenário de patrocinadores e investidores enquanto estão ganhando fortunas com a aparição do atleta na imprensa.
Por falar em aparição, lembrei das imagens do viaduto que desabou em Minas Gerais, deixando mortos e feridos naquela cidade. Imagens chocantes de carros e ônibus completamente esmagados pelo peso brutal da estrutura de concreto! Trata – se de mais uma das obras que seriam realizadas e entregues, na correria, por causa da realização do mundial, no Brasil. Ou seja, mais uma obra incompetentemente realizada sob a fiscalização do negligente poder público que acaba em tragédia.
Então, os cidadãos que morrem por trabalharem nos bastidores jamais serão reconhecidos, ainda que percam suas próprias vidas para satisfazer aos anseios de pessoas beneficiadas pela realização de um evento imposto, como se tal evento fosse para beneficiar o povo e não à burguesia sedenta pelo dinheiro e pelo poder mantidos e sustentados pelas classes mais baixas! A imagens destas pessoas jamais aparecerá em qualquer comercial, a não ser uma passagem rápida por algum noticiário. Por outro lado, os grandes astros são os atletas, por quê?
Simples: porque alguém nos enfia goela abaixo esta idéia, assim como outras que o povão, desprovido de conhecimento crítico, recebe de mente aberta, sem qualquer opinião crítica ou reflexiva. Nos bombardeiam com milhares de notícias e propagandas onde os “astros” ganham verdadeiras fortunas para fazer propagandas para incentivar o consumismo e, cada vez mais, fortalecer o sistema controlado por grandes multinacionais e redes bancárias, verdadeiros mandantes de todo o sistema capitalista de produção, que estimula o desequilíbrio de renda, as desigualdades sociais e a pobreza!
Por fim, da morte de cidadãos brasileiros à alienação brasileira no culto aos seus “heróis”, existe uma distância completamente esquecida por aqueles que desejam manter uma população cega. Existe uma distância que, infelizmente, beneficia à minoria que controla o Brasil utilizando – se de um governo altamente corrupto e vendido ao grande capital multinacional e, é claro, de uma industria midiática que nada faz em favor de uma educação de qualidade à população e o  conhecimento crítico de uma sociedade alienada e alienante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário