quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O racismo no futebol.


Mais uma cena de racismo, desta vez  protagonizada por uma mulher, na Arena do Grêmio, mancha os nossos gramados com o preconceito, a falta de respeito com o próximo e um ato de verdadeira covardia. Mais uma vez, um ato de tamanho primitivismo vem para demonstrar o quanto o ser humano ainda carece de um sentimento de fraternidade em relação aos demais cidadãos, bem como com a sociedade, de forma mais ampla.
Na noite de hoje ( 28 / 08 / 2014 ), goleiro do time do Santos, que veio a Porto Alegre para enfrentar a equipe Grêmio pela Copa do Brasil, foi ofendido por uma mulher, que já tem seu rosto estampado pelas redes sociais e provavelmente deverá responder criminalmente por seu ato ridículo e criminoso. No entanto, parece difícil acreditar que ainda existem pessoas com este tipo de postura tão irresponsável e excludente.
Casos semelhantes também têm acontecido pelos gramados de todo o mundo, onde a discriminação racial parece ser uma doença na qual muitas pessoas não conseguem se livrar. Mais ainda, acabam colocando terceiros em situações constrangedoras pautadas pela falta de respeito e pela indiferença. Como uma mancha histórica que jamais será apagada, o preconceito e o racismo vulgar da atualidade nada mais são do que uma criação de um passado sujo, que envergonha cada passo que o homem já deu em busca deste desenvolvimento forjado que estamos acostumados e “comprar” por aí!
Falando especificamente em futebol, um esporte tão acompanhado pelos quatro cantos do mundo, chega a ser patética a forma como muitos atletas são tratados pelos torcedores rivais ou adversários. As ofensas parecem cada vez mais banalizadas pelo grande público e, ao mesmo tempo, completamente negligenciadas pelos órgãos responsáveis por manter a ordem das coisas. Essa falta de um tratamento cordial faz com se alimente nas pessoas um sentimento de tristeza e indignação. Por exemplo, muitos gremistas já estão lançando variadas notas de repúdio contra este verdadeiro ato criminoso da torcedora, que foi até a Arena para chamar o goleiro adversário de “macaco”.
Neste contexto, não podemos admitir que casos como este continuem acontecendo. O racismo tem de ser levado a sério pelas autoridades e deve ser punido com rigidez para que, num processo mais rápido possível, seja completamente excluído da cultura de muitas pessoas hipócritas e medievalescas que ainda o cultivam! Tanto nos gramados espalhados pelo mundo quanto em qualquer lugar da sociedade, o respeito ao próximo precisa ser a regra para a manutenção de uma sociedade harmoniosa entre os seus cidadãos.
Por fim, o racismo não pode mais ser tolerado pela humanidade! Todas as pessoas são extremamente iguais, independentes de quaisquer atributos físicos ou outros... Todos temos os mesmo direito e deveres! Todos somos a mesma coisa, somos seres humanos dotados de razão suficiente para respeitar as outras pessoas. Razões suficientes para afirmar que esta mulher cometeu um ato criminoso  e lamentável! Merece, portanto, a punição que a lei lhe reserva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário