domingo, 16 de novembro de 2014

Por que CHAPA 2 ao DCE da UFRGS?

       Em um debate ocorrido no Campus do Vale (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), alguns dias atrás, o mediador trouxe uma questão para que integrantes das chapas que disputam a eleição para a direção do DCE se posicionassem. Tal questão, completamente equivocada no seu teor político, colocou todas as chapas na mesma mistura, contra a chapa conservadora e de cunho altamente fascista que administra o DCE, atualmente.
       Confesso que tal questão não me surpreendeu, tendo em vista que muitas pessoas que compõem as próprias chapas de oposição defendem tal união enquanto, por dentro do jogo oportunista, articulam certo protagonismo e liderança em relação ao movimento estudantil. Ora, não me parece que os estudantes estejam, de qualquer maneira, obrigados a compactuarem com tais posturas.
        Neste sentido, o mais adequado me parece a construção de um programa que busque dialogar com os estudantes e com a totalidade da comunidade acadêmica de forma inclusiva, sem pretensões políticas ou interesses partidários. Ainda que distante do movimento estudantil, por motivos de insuficiência de tempo e outros de ordem particular, sempre participei de eleições acadêmicas votando nas chapas que julguei me representarem. Sempre apostei naqueles que poderiam, realmente, representar os estudantes, bem como lutar por uma universidade melhor para todos.
         Neste contexto, mais uma vez estarei exercendo o meu papel de estudante e participante nesta luta por uma UFRGS mais justa, paritária, por mais direitos aos estudantes, por mais respeito aos restaurantes universitários e aos seus trabalhadores e muitas outras melhorias como: A questão da moradia dos estudantes; A questão das bolsas e permanência; As questão referentes à estrutura da universidade; A questão da formação e qualidade do ensino. Essas são apenas algumas propostas que me fizeram acreditar em uma universidade melhor para todos! São apenas algumas demandas que surgem no seio do ME, com a participação de organizações, coletivos, e estudantes independentes que lutam de forma combativa, aguerrida e incansável por seus sonhos e anseios!
           Assim sendo, por tudo isso, esta nota visa a declarar todo o apoio deste blog à Chapa 2 : Na mesma barca - Unidade é pra lutar, para as eleições do DCE UFRGS 2014/2015. Entendendo que o programa político apresentado pela Chapa 2 é o mais coerente e que engloba os principais problemas dos quais os estudantes precisam e desejam se verem livres, convidamos todos os estudantes da UFRGS, leitores deste blog e comunidade de atuação na universidade para que conheçam as propostas desta chapa e depositem seu voto na CHAPA 2!
            Nos dias 18, 19 e 20 de Novembro, votem Chapa 2! Afinal de contas: estamos, todos, na mesma barca! Para maiores informações, visitem a página da Chapa 2 no Facebook!
Acesse: https://www.facebook.com/namesmabarca?fref=photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário