domingo, 29 de janeiro de 2017

A busca da felicidade.


Saudações queridos amigos e brilhantes leitores! Em primeiro lugar, gostaria de dizer que a correria e o desgaste físico e psicológico do cotidiano me afastaram por um longo tempo desse blog o que, sinceramente, me deixa triste e recluso em meus próprios pensamentos. A falta de tempo, e também de motivação, me tiraram deste canal por mais de meio ano. Em segundo lugar, gostaria de retornar com a força de escrever como outrora; ou seja, sem a ausência de longos períodos e sem esses afastamentos que conduz à solidão e ao cárcere sentimental.
Sem mais delongas e papo furado, o texto que me traz de volta trata sobre a busca da felicidade. Tal assunto é de extrema complexidade, na medida em que as pessoas costumam julgar a felicidade alheia espelhada na própria felicidade de forma que a felicidade dos outros seja julgada e criticada cotidianamente.
Existem ditados populares como “vamos brincar de vida: eu cuido da minha e você cuida da sua” ou “vai cuidar da tua vida que eu cuido da minha”. São formas de expressar a insatisfação quando algumas pessoas resolvem se meter e opinar sobre o que seria importante na vida de outrem. Assim, meter o dedo na forma de vida ou querer exercer poder sobre as decisões e posturas dos outros pode afetar a vida tanto de quem se mete quanto aquele que recebe as críticas ou têm sua privacidade e decisão posta em julgamento.
Pois que a busca da felicidade se resume em ter a privacidade e o direito de escolha sobre o que se deseja e os caminhos a serem trilhados nessa longa estrada que chamamos de vida sem quaisquer espécies de julgamentos ou críticas infundadas ou preconceituosas de outras pessoas. Buscar a felicidade, ainda que vivamos socialmente e isso afete também a vida de outros cidadãos como amigos e familiares, nada mais é do que seguir uma luta cotidiana e ininterrupta pelos ideais almejados e pelos sonhos vividos.
Por outro lado, enfrentar a gula etnocêntrica dos invejosos e o “olho grande” daqueles que se acham superiores parece fazer parte dessa busca pela felicidade. Então, como enfrentar tal situação? Como reagir quando alguém encontra defeitos nas suas decisões e desvaloriza as suas conquistas de forma egoísta ou preconceituosa? Como desviar de uma situação em que uma pessoa que tem a “vida perfeita” te julga para que você siga os passos dela, caso contrário será um fracassado?
Nesse contexto, buscar a felicidade é ignorar os ignorantes! É ter um plano traçado e seguir fielmente o caminho para que tal plano seja posto em prática e a conquista seja alcançada! É ter em mente que o ser humano é egoísta e se acha, sempre, o superior em tudo. Assim, ele vai usar sua (I) racionalidade para te expor e desvalorizar a tua luta com o objetivo de se vangloriar como se fosse um Deus do Olimpo ou tentando, a todo o custo, mostrar que suas premissas estão acima de tudo e de todos!
Finalizando, caros amigos e amigas, busque a felicidade à sua maneira! Descubra o caminho seguir e carregue com você apenas quem te faz bem e te dedica atenção e afeto! Deixe para trás a negatividade oriunda dos que desejam a tua derrota! Viva cada dia de forma positiva e com o espírito de gente forte, que contagia e não cause inveja; que plante sempre o sorriso para colher felicidade! Faça o que você quiser pois a busca da felicidade só pode depender de você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário