sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pode tudo ?

Confesso que fico com um pé atrás quando o assunto é sobre a política internacional , principalmente quando o foco das discussões é a América Latina . Países como a Venezuela e a Bolívia , por exemplo , deixam claro as suas intenções quando – não raramente – mudam as suas constituições com o propósito único de manter os seus líderes no poder . Nesse sentido , não restam dúvidas de que o objetivo principal destes presidentes é governar com mãos de ferro e excluir a oposição das decisões políticas , o que constitui o fim da democracia . É nesse cenário conflituoso do setor político da sociedade latina que se trava uma grande luta ideológica pelo poder .

Não bastasse os problemas internos enfrentados por estes dois países ( Venezuela e Bolívia ) , agora me aparece Honduras com o mesmo tipo de problema , ou seja , a democracia . A deposição do presidente daquele país ( Manuel Zelaya ) justifica – se pelo fato de que ele estaria indo de encontro às leis do país para se manter no poder , o que também seria algo inconstitucional e poria em risco a democracia do país da América Central . Por outro lado , os golpistas são acusados de estar agindo sob forte influência do império norte – americano . Isso , é claro , na concepção de Chavez e amiguinhos – que defendem abertamente um governo de mãos de ferro e não esquecem o povo imperial e o seu presidente - Barack Obama - , o primeiro presidente negro eleito nos EUA .

Muito pouco se sabe sobre o que se passa em Honduras , afinal de contas , as notícias podem chegar distorcidas , sem pé nem cabeça . Quando golpes de estado acontecem e derrubam presidentes , a tendência é desviar completamente o foco dos fatos para minimizar questões gigantescas . É o que está fazendo o nosso metalúrgico e apaziguador – líder . Ele permitiu ao presidente deposto de acampar na embaixada brasileira em Tegucigalpa , como se Zelaya fosse um pobre coitado – um santinho . Como se , da noite para o dia – por acaso , a oposição resolvesse derrubar o presidente através de um golpe .

Esta é a minha maior preocupação , Lula paga de bonzinho sem saber que está se metendo onde não é chamado e dizendo asneiras mídia a fora . Afirmou a repórteres que Zelaya conquistou o poder por meios democráticos e , por isso , não poderia ser deposto . Ora , vencer democraticamente é uma chave de acesso ao reino do “pode tudo” ? Penso que não , por isso entendo que se Manuel Zelaya tentou – realmente – alterar a constituição do país com o intuito de se reeleger , tem mais é que ser derrubado mesmo ! Sim , derrubado por ir de encontro à democracia – tão defendida por Lula . Derrubado por ter influência forte de Chávez e Evo no sentido de perpetuar – se no poder e governar com mãos de ferro . Enfim , derrubado ( caso não consiga provar o contrário ) com toda a justiça .

Nenhum comentário:

Postar um comentário