quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Uma juventude saudável!


Sempre que o tempo sobrava, lá estava o rapaz a dar a sua corridinha de, pelo menos, quarenta e cinco minutos. Em qualquer lugar desta cidade grande, em qualquer parque ou praça, ele estava lá, com sua bermuda longa, camiseta de mangas cavadas e fones pequenos cravados no ouvido.
Na verdade, sempre que lembro deste rapaz, uma juventude inteira me vem à mente. Mas não uma juventude minha, individualmente, mas uma juventude que está por todo os cantos da cidade. Em cada bairro, vila, casebre, classe nobre; enfim, simplesmente uma juventude.
Nos dias de hoje, cada pessoa curte a sua juventude como melhor lhe agrada. Sempre tem os que ficam a filosofar até altas horas nas redes sociais, bebendo um bom vinho ou lambendo – se em um belo e gelado copo de cerveja. Por outro lado, muitos amigos se reúnem para trocar notas de violão ao sabor de um bom churrasco. Ainda, muitos resolvem pelo caminho das drogas como se fosse uma saída para driblar os incômodos de uma vida difícil, complicada. Enfim, a juventude assumo diversos caminhos onde cada vida será conduzida por diferentes estradas.
Ora, mas o que a juventude tem a ver com aquele rapaz citado no primeiro parágrafo deste texto? Digamos que penso na juventude como um amplo campo de vivências onde o trato da saúde também é algo que interessa, pelo menos a mim. Digo isso, porque penso que existem muitos jovens que estão com a cabeça em outras atividades.
Viver as noites de baladas, curtir formas sedentárias de vida, e muitas outras atividades que colocam a saúde em planos secundários. Neste sentido, vivem uma juventude onde acabam abandonando por inteiro suas preocupações com a sua vida e saúde.
Na verdade, não sei se aquele rapaz que realiza as suas corridas periódicas sai à noite. Não sei se consome drogas nas festas e baladas em Porto Alegre. Enfim, não sei como ele vive a sua juventude! Não sei que tipo de valores habitam a sua cabeça. Mesmo assim, esboço uma tentativa de relacionar as suas corridas com um, mesmo que pequeno, valor dado a sua saúde. Em outras palavras, o rapaz utiliza – se de exercícios físicos, algo muito recomendado e inteiramente apoiado por praticamente toda a classe médica.
Finalizando, tenho a plena convicção de que cada juventude deve ser vivida da melhor maneira possível. Cada pessoa deve trilhar o seu caminho, buscar a sua felicidade. No entanto, nunca é demais dedicar uma pequena reflexão sobre a própria saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário