sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dois crimes brutais!


Dois crimes noticiados nos últimos dias abalaram a crença no ser humano como um ser racional . Vejam bem , “noticiados nos últimos dias” , mas que sempre ocorreram nas sociedades de diversos países , em todas as épocas . Atitudes imprevisíveis e atos de maldade extrema que nos fazem reféns de um pensamento que dificilmente pode expor uma explicação convincente . Somos racionais ? Bom , vamos aos crimes :

Por volta das 10h e 30 min ( 6h e 30 min pelo horário de Brasília ) um homem cujo o nome é Derrick Bird sai matando pessoas como se fosse uma caça desafiadora de jogos de vídeo – game . O crime acorreu na Grã-Bretanha , onde percorreu quatro cidades ao longo da costa de Cúmbria , no noroeste da Inglaterra . Antes de se suicidar , Derrick matou 12 pessoas enquanto percorria um percurso de 32 quilômetros , fora os feridos que ficaram pelo caminho .

Então , o que levaria uma pessoa a cometer tamanha crueldade ? Problemas psicológicos ? Pois é , o cara era um motorista de táxi , será que não se precisa fazer teste psicológico para adquirir carteira de motorista na Inglaterra ? Como pode o indivíduo , apto psicologimente , sair atirando em todos os que cruzam o seu caminho ? Portanto , não há resposta para tal pergunta a não ser a falta de racionalidade ! Ser racional é muito mais do que saber viver , é preciso compreender o que acontece ao seu redor . E Derrick não soube .

O outro crime é , talvez , menos intenso , mais dez vezes mais brutal : em Pernambuco , uma menina de seis anos é levada para um mato por dois homens , onde é agredida a socos e pontapés . Não bastasse tal violência , os homens ainda abusaram sexualmente da indefesa menina . Vejam bem , dois adultos e uma menina de seis anos ! Seis anos ! Nem precisa dizer que a pequena não resistiu aos ferimentos e veio a falecer ; no entanto , antes de morrer , a menina conseguiu informar quem foram os seus agressores . Ora , o que levaria dois homens a cometer tamanha maldade ? Problemas psicológicos ? Acho que não , pois escolher alguém indefeso para agir é ter consciência do sucesso da ação ! Portanto , não há problema psicológico , neste caso . Outro exemplo : coloque duas notas , uma de 100,00 e outra de 20,00 na frente dos assassinos e peça que escolham aquela que melhor lhe convém ! Qual nota escolherão ? Pois é , fator psicológico é muito mais do que isso . Isso é maldade sem misturas ! Falta de racionalidade tão pura que podemos compará – los àqueles monstros que estamos acostumados e ver pelos filmes e séries da TV .

Enfim , os dois crimes revelam que não pode haver motivos a não ser a falta de racionalidade . Quem não respeita o direito à vida , não tem problemas de outra espécie : é um ser irracional . Por falar nisso , o homem é tido como o único animal racional de todos os tempos . Mas com quem estamos sendo comparados ? Alguém já foi formiga para saber se , neste hábitat , existe crime de violência física ou sexual ? Alguém já teve o prazer de , na encarnação passada , viver como um elefante e comprovar que , neste reino , existe assassinato em série de outros elefantes ? Pois é , os crimes , as guerras , as lutas por poder , as incríveis criações auto-mortíferas , a vida atual e suas criação por um homem que se diz muito racional . Será mesmo isso ? Somos mesmo , tão racionais assim ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário