sábado, 4 de janeiro de 2014

Manifesto aberto contra a Copa do Mundo no Brasil!



Quem me conhece sabe que sou uma pessoa completamente contra essa Copa do Mundo, que será realizada no país, daqui a alguns meses. Mas isso não quer dizer que seja contra o esporte ou contra os atletas que fazem parte do futebol.
O meu argumento é o seguinte: situar o evento em uma determinada realidade social, e somente isso! Ou seja, perceber que o Brasil carece de outros problemas muito mais urgentes do que torrar dinheiro rápido ( E fácil ) para um evento que existirá por cerca de um mês. Então, fica a perspectiva sobre o que este evento privado ( Elitista, portanto! ) deixará para o Brasil em um futuro bem próximo.
Tenham a certeza de que das obras que estão ocorrendo, todas referem – se à Copa! As estradas e avenidas estão sendo demolidas e reformadas para que mais carros possam trafegar; enquanto isso, os hospitais ( E ,agora, lembrei a ignorância obesa de Ronaldo! ) não estão sendo reformados para que mais pacientes possam ser atendidos. Estou errado? Façam uma pesquisa e vejam as emergências dos hospitais que deveriam atender as pessoas pobres, ou cidadãos comuns! Todas lotadas!
Vamos para outro problema social crônico: a violência! Ontem, aqui em Porto Alegre, mais uma vez, um assaltante fez uma bagunça que culminou com o assalto a um posto de gasolina e, de quebra, o assassinato de um taxista, que queria apenas cumprir mais um dia de trabalho! Por que sou contra a Copa? Dentre outros milhares de motivos: porque o governo prepara uma tropa de choque estratosférica para reprimir os manifestantes durante os jogos! Pra isso, o Estado dispõe de aparatos humanos e recursos financeiros! E para construir presídios que possam reter criminosos e acabar com o aumento do índice de criminalidade? Isso é negligenciado! O governo protegerá a Fifa e toda a sua corja e nada mais! E o povo? Que acorde!
Outro problema importantíssimo que a Copa não moverá uma palha: a educação! Quanto será o investimento dos governos em educação? Professores serão valorizados? E as escolas, receberão investimentos estruturais para se modernizarem? Pois é, e muita gente acha que aprender Inglês ( Apenas para o evento ) será muito importante e mudará alguma coisa na vida delas. Não será, porque estudarão por um tempo e depois tudo será esquecido, como os movimentos de Junho! Ou alguém imagina que, finalizada a Copa, o governo financiará os estudos destes brasileiros no exterior! Acordemos! Finalizado o evento, o governo fará o que sempre fez, na história: negligenciará o povo e tudo o que ele precisa para um real desenvolvimento.
Pois é apenas um pouco do que penso sobre isso. As avenidas de Porto Alegre estarão bonitas, depois que a Fifa e seus porcos capitalistas exploradores já estiverem explorado tudo o que poderiam dos ingênuos e colocarem o pé na estrada! Mas e as pessoas que foram removidas, inclusive, com ordem judicial e participação de forças policiais? E os que perdem a vida diariamente por problemas que “Mais médicos” nenhum salva? E as mortes por assassinato, como a do taxista em que relatei acima?
Nada será resolvido, pois o colonialismo assim o determina. A Fifa é a Inglaterra dos tempos mais antigos! Ela não trará progressos e desenvolvimento social. Ao contrário, trará e exploração que vem de cima e aliena os de baixo! Trará o autoritarismo de governantes que não pode ser questionados ( Ou o povo brasileiro foi perguntado se queria, ou não, a Copa por estas nossas terras? ). Trará o gozo de elites exploradoras e corruptas como a Fifa, uma organização privada que tem o poder de conquistar territórios, estabelecer os seus interesses e modificar até as leis dos seus estados subjugados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário