quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mais um assalto ao povão !

Mais uma vez os usuários de transportes coletivos de Porto Alegre têm de conviver com o aumento no valor das passagens . Os ônibus passam de 2 , 45 para 2 , 70 e , é claro , isso acarretou num efeito cascata – como parece ser tão comum no nosso país . Sabemos que este tipo de aumento acontece em todos os anos ; no entanto , alguns fatores deixaram o aumento deste ano mais expostos à crítica .

O primeiro destes fatores foi a velocidade com que tudo foi proposto e aceito por aqueles que nos representam . Por 16 votos a 2 , o Conselho Municipal de Transporte Urbano aprovou o aumento . Uma maioria esmagadora de 16 contra apenas 2 ! Uma verdadeira covardia ; definitivamente , todos querem aumento .

É claro que o nosso prefeito não ia contra a decisão da maioria , por isso acabou sancionando o assalto . Mas o curioso é que tudo se deu de um dia para o outro ! Não estamos acostumados com este tipo de decisões tão rápidas ; ou seja , muitas resoluções de extrema importância para a sociedade se arrastam por assembléias e intermináveis reuniões entre os legisladores . Por outro lado , quando assunto é algum aumento ( Menos em benefício do povo – é claro ! ) todos correm e mostram muito serviço , um verdadeiro exemplo a ser seguido .

O segundo dos fatores que expõem mais ainda este aumento á crítica foi a entrevista concedida pelo senhor diretor – presidente da EPTC , ao jornal Zero Hora de hoje . O senhor diretor – presidente da EPTC disse que o prefeito já vinha acompanhando o processo . Ora , o prefeito não deve pegar ônibus para ir ao trabalho e , muito menos , deve se eleger sozinho . Em outras palavras , quem deveria ter conhecimento do aumento é a população que elege o prefeito ( que era vice – prefeito , por sinal ) e que utiliza o transporte público todos os dias . Por exemplo , hoje utilizei o coletivo e a maioria das pessoas questionou o valor de 2 , 70 pela passagem ! Isso é estar informado ? Penso que não .

O terceiro e último fator foi os itens que foram levados em conta para o aumento das passagens . A equipe econômica da EPTC apontou ( entre estes itens ) a renovação da frota , com a entrada de 242 ônibus novos no ano passado . Ora , onde é que estão operando estes coletivos ? Tenho a nítida impressão de que quanto mais se aumentam os valores das passagens , mais as pessoas esperam na parada e , conseqüentemente , os coletivos aparecem cheios ! Basta pegar um coletivo nas horas de pico para constatar o que estou afirmando ! Em se tratando de fator externo , o prefeito deveria , realmente , pegar um ônibus e visitar as milhares de paradas espalhadas pela cidade . Muitas delas não oferecem nem um banco para quem está aguardando o coletivo . Quer dizer , muitas pessoas ( aí incluo até idosos e crianças ) ficam de pé ; muitas vezes , enfrentando sol e chuva .

Enfim , por tudo que expus neste texto , acho que o termo “assalto” deve ser um pouco exagerado . Até porque , a Carris colocou um ônibus – parada em frente a sua sede . Vejam que lindo , magnífico ! A sucata de um ônibus virando parada ! Já pensaram se a moda pega ? Preparem – se , pois – logo logo – a passagem não custará mais os olhos da cara , mas os ossos do corpo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário