quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pra sempre , Renato!


A pergunta que eu tenho é simples e direta : qual seria a atitude da direção se o Grêmio derrotasse o lanterna , Avaí , na partida de ontem , no Olímpico ? Pois o que aconteceu foi um sofrido empate e o “pedido de demissão” de Renato .

Não há como escrever sobre o que está acontecendo no Grêmio sem utilizar , pelo menos , 50 % da voz do coração . Mesmo assim , preferi me manifestar após a entrevista de Renato e Vicente Martins , ou alguém tinha esperança de que o Sr. Presidente Odone viria a público chorar o “leite derramado” ?

Após o jogo de ontem , Renato levou certo tempo até começar a sua entrevista coletiva : ele não queria sair do Grêmio ! Muitos atletas choraram , no vestiário , no momento da despedida ! As suas lágrimas na despedida , à imprensa , só confirmaram o que estou dizendo . Renato não queria deixar o Grêmio ! Por ser um ídolo e fiel torcedor gremista , foi até onde dava com o seu incansável trabalho de colocar um time fraco para disputar competições difíceis . Não fosse isso , o Grêmio poderia estar na segundona , este ano . Mas o ano iniciou e veio a Libertadores e nada de reforços para a competição mais difícil da América ! Não deu outra : eliminação nas oitavas ! Sobrou o Gauchão , e nem isso foi conquistado ! Renato não pode virar mágico para fazer do Grêmio um time campeão . Errou em esquemas e em algumas substituições ? Com certeza ; isso faz parte , ainda mais quando se tem um time a todo momento com desfalques e com jogadores baratos e de pouca técnica !

Renato foi o melhor , veio com o objetivo de tirar o Grêmio do risco da segunda divisão , e conseguiu – fazendo “milagres” com atletas desacreditados e limitados! Libertadores ? Ninguém esperava , e quem ganhou o status foi o grande contratador e administrador Paulo Odone ! O que este fez ? Nada !

Foi este nada que fez com que Renato se sentisse sozinho com o seu grupo de jovens jogadores ! Foi este nada que fez com que Renato arrumasse alguma forma de amadurecer o seu pensamento : a imprensa . Admitiu publicamente que o time era fraco e precisava de reforços ! Precisava fazer isso , a sua voz ecoava pelos corredores silenciosos do Olímpico . Ora , isso é como chegar para o Sarney e dizer que o Senado precisa ser renovado ! Todos devem prever o que aconteceria no futuro .

Pois aconteceu : Renato foi demitido por um presidente , nas palavras da própria torcida , omisso . Tão omisso que demitiu Renato , ontem – na sua entrevista coletiva , e nem apareceu para dar explicações . Um nobre deputado que está mais preocupado com a política e menos com o futebol . Sabem por quê , senhores ? Porque ele nunca quis saber de futebol , apenas voar alto com o status de presidente do Grêmio e de nobre Deputado .

Daqui para frente , ninguém sabe o que pode acontecer . Vicente Martins não passa de um soldado do presidente , típico do diretor em que não se pode confiar ! Chegou a declarar , em outras palavras , que deu um time “mascadinho” para Renato ! O certo é que a pressão continuará e o presidente já está avisado . As manifestações hoje á tarde , no Olímpico , deixaram isso bem claro .

Desejo que Renato prossiga sua carreira de muito sucesso e faça o que fez no Grêmio : trabalhe com seriedade e conquiste os seus objetivos . Que conte , sempre , com uma direção que trabalhe ao seu lado e não o deixe falando sozinho . A saudade com certeza vai ficar , desde o seu jeito de esbravejar na beira do campo até as brincadeiras nas entrevistas coletivas . Porque ser um ídolo , para esta torcida maravilhosa gremista , é mil vezes melhor do que ser um presidente omisso e incompetente ! Por isso , quando eu retornar ao Olímpico farei questão ir na caçada da fama para ver e saudar o maior : pra sempre , Renato!

Foto : Renato , no carro , deixa o Olímpico fortemente contrariado pelos torcedores do Grêmio,que insistiram fortemente pela sua permanência .

.

Um comentário:

  1. Post emocionante! Só os tricolores de verdade enxergam tudo que tem além da saída do Renato: briga de egos. O sr Paulo "caixas de som" Odone nos envergonha a cada dia. Abraço

    ResponderExcluir