terça-feira, 27 de setembro de 2011

A resistência ao novo !

Todos sabem que um dos maiores sonhos de um jogador de futebol é defender as cores da camisa de seu país . Aqui no Brasil , o país do futebol , jamais poderia ser diferente . O sonho de vestir a “amarelinha” leva milhares de jogadores amadores a sonharem com este momento tão brilhante na carreira . O grande problema é que , na verdade , muitos atletas deixaram de lutar por uma vitória a todo custo ! O futebol virou arte e a arte virou dinheiro ! Estes atletas integram as relações que estão espalhadas pelos quatro cantos do mundo : a relação compra / venda .

O capitalismo lançou sobre os atletas uma competição onde os mercados estão acima de tudo . Vender um jogador por um alto valor de maneira a colher lucros é a meta dos grandes times do futebol mundial . Tanto isso é verdade , que diversos clubes estrangeiros colocam os seus olhos gulosos em cima de muitos bons jogadores que atuam aqui no Brasil . Neste contexto , dificilmente um clube brasileiro consegue resistir a tamanhas propostas vindas de outros continentes que buscam novos talentos – da Europa , em especial ; simplesmente por isso , estes assediados jogadores acabam deixando o país – muitos ainda sem atingir a maioridade .

Quando citei , no início deste texto , o sonho dos jogadores de futebol de defenderem a seleção de seu país , não quis fazer referência a um único sonho . Em outras palavras , não basta vestir a camisa “canarinho” apenas para ser campeão ou conquistar grandes vitórias . Trata – se de usar determinada seleção como vitrine de exposição de grandes atletas para exportação . Os empresários ( exímios soldados do sistema capitalista ) têm a função de lançar as mercadorias – os atletas . A seleção pode garantir um passaporte para contratos milionários ! E quem não quer ficar rico jogando bola ? Quem não quer virar herói nacional vestindo a camisa do Brasil pelos gramados do mundo todo ? Quem não quer ser agenciado por um grande empresário ? Este é o sonho de todos os boleiros para o futuro ! Esta é , definitivamente , a grande esperança de milhares de jovens brasileiros .

Em contrapartida , mesmo que dificilmente , há a resistência ! Um homem que não quer largar a sua vida para servir ao capital ! A sua felicidade é soberana , eis a sua maior virtude ! O homem que não se importa em deixar de vestir a camisa da seleção brasileira para dedicar – se ao seu clube ! A seleção é vitrine ? Que se dane ! Vai arruinar a carreira ? Possivelmente , mas é uma hipótese ! Hipótese do senso comum , aquela em que a negação de algo normal confunde – se com a ruína !

Pois um grande jogador não vai deixar de brilhar porque negou a seleção brasileira ! Ele tem um grupo fiel e uma torcida apaixonada apoiando a sua decisão . Ele tem futebol para continuar brilhando e assim será ! Cada um tem a liberdade de fazer a sua escolha e ninguém é obrigado a seguir o senso comum ! Até porque o senso comum tem uma função primordial : fazer uma incansável resistência ao novo ! E este novo chama – se Mário Fernandes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário