domingo, 11 de novembro de 2012

Orgulho de ser brasileiro ?



Uma recente propaganda na rede social Facebook fazia a seguinte menção : “curta se você tem orgulho de ser brasileiro” . Pois que a tal propaganda procurava uma relação direta com a seleção brasileira de futebol . Ora , ter orgulho de ser brasileiro por causa do futebol ?
A questão é que esta propaganda apresentou grande número de pessoas que acabaram curtindo . Em outras palavras : um grande número de pessoas que , realmente , tem orgulho de ser brasileiro . Ou tem orgulho de torcer pela seleção brasileira ? Sei lá , nem as próprias pessoas que curtiram talvez nem saibam responder !
Em contrapartida a este grande número de “curtidas” vem os comentários que foram postados por pessoas que se manifestavam das mais variadas formas . Desde críticas aos nossos políticos – como não poderia faltar - , até críticas fortes em relação ao próprio cidadão brasileiro .
E neste emaranhado de críticas , havia uma que me chamou mais à atenção . Tal crítica referia – se como o cidadão brasileiro sendo aquele que sempre dava um jeito de se dar bem na vida e depois queria cobrar moral dos seus políticos . O exemplo citado parecia fazer referência às filas que enfrentamos diariamente . O cidadão brasileiro sempre dava um jeitinho de furar a fila , deixando as pessoas corretas para trás . Na verdade , uma pessoa individualista ; mais ainda , egoísta , que não conseguia pensar no social .
Penso ser muito bem pensada esta crítica ; sem generalizar , é claro . Ora , ela não sustenta a tese de que todo povo tem os políticos que merece ? Em especial , no Brasil , os políticos que escolhe ?
Enfim , o termo “orgulho de ser brasileiro” requer um amplo campo de conceitos e vivências que tendem ainda mais ao individualismo . Neste sentido , poderíamos escrever um livro sobre tais individualismos , mas seremos breves .
Exemplo : alguém já viu pessoas que ganham bons salários reclamarem dos seus chefes ? Provavelmente não , pois são pessoas que vivem bem e tem orgulho de ser brasileiro ! Normalmente são pessoas que criticam os insatisfeitos e se dizem merecedoras de suas condições atuais .
Por outro lado , muitos cidadãos têm  a capacidade de estender suas visões muita além do próprio nariz . Por exemplo , como ter orgulho de conviver em um país com um dos maiores índices de desequilíbrio de renda do mundo todo ? Pobreza que persiste e criminalidade que não para de crescer ! Como se orgulhar de pagar os maiores impostos sem o devido retorno do mínimo necessário que uma população espera de um estado sério ?
Pois é , um assunto realmente de muitas reflexões e que percebe – se que , a cada dia , muitas pessoas estão pensando mais sobre isso . Talvez  por isso o futebol brasileiro já não esteja mais agradando tanto quanto em tempos passados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário