quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Carris, cada vez pior !


Não bastasse conviver , diariamente , com um transporte coletivo altamente precário , o cidadão ainda tem de compartilhar situações que provocam um grande desconforto . Por exemplo , a diferença como são tratados os passageiros de um determinado ônibus .
No último domingo , precisei pegar um ônibus ( Carris ! Vejam só , a empresa daquele pessoal que , recentemente , fez greve por “justiça” salarial e promessas não cumpridas pelos administradores ) . Era no turno da tarde ; ou melhor , no finzinho da tarde , onde o sol já havia saído de cena e a noite – calmamente – tomava conta do ambiente .
Em um determinado momento , ( Eu havia passado pela roleta ; já havia pago , portanto . ) entra um grupo de pessoas que , me pareceu , naquele instante , possuir relações de parentesco . Ou seja ,  tratava – se de uma família ; sim , mãe , filhos , tias etc . Aproximadamente dez pessoas , uma família relativamente grande . As crianças bebiam refrigerante enquanto as mulheres se abanavam para tentar espantar o calor que penetrava pelas janelas .
Enquanto isso , o ônibus seguia o seu tradicional percurso , parada por parada . E eu situado no outro lado da roleta , conversando com minha esposa sobre assuntos diversos . Neste ínterim , o coletivo para em um ponto obrigatório e a família continua lá na frente , sem nenhum movimento .
Aquela cena começou  a me causar uma certa angústia , pois o ônibus estava quase vazio ; portanto , tinha espaço de sobra para que a grande família se abrigasse na parte de trás , após a roleta . No entanto , esta angústia esteve presente até o momento em que chegou a minha vez de desembarcar .
Eu e minha esposa descemos e a família desceu junto . Mas , incrivelmente , a família deixou o veículo pela porta da frente ; ou seja , sem pagar um centavo ao cobrador . Então a angústia transformou – se em revolta . Mas quem sou eu para questionar ? Pedir o meu dinheiro de volta ? Fui para casa acreditando , cada vez mais , na justiça dos homens ! Sim , porque o motorista e o cobrador detêm o poder no interior de um ônibus ! Portanto , eles julgam o que seja justo e o que não seja justo naquele ambiente .
Enfim , os funcionários da Carris trataram  os passageiros de forma desigual . Em outras palavras : ignoraram , completamente , a Constituição Federal . Lembram ? “Todos são iguais perante a lei” ! Pois é , mas será que este pessoal sabe o que é isso : norma , regra , lei ? Talvez estivessem muito mais preocupados em fazer um “jeitinho” com a família . E creio que conseguiram !
E eu ? Bom , eu sou apenas um rapaz latino - americano que esteja , talvez , querendo o impossível : respeito . Pois , acima de tudo , respeitar é tratar as pessoas de maneira justa e igualitária !

Nenhum comentário:

Postar um comentário