segunda-feira, 16 de março de 2015

Uma burguesia descontrolada!

Uma burguesia descontrolada!
O último domingo, 15 de Março de 2015, foi marcado por atos contra a corrupção ( 1 ) em todo o Brasil. Assim como em junho de 2013 ( Tirados os devidos interesses ... ), milhares de pessoas foram às ruas protestar contra o poder e o sistema administrativo da república em geral. Neste contexto, torna – se relevante fazer algumas reflexões sobre os movimentos que ocorreram neste último domingo.
Em primeiro lugar, precisamos destacar a quantidade de pessoas que participaram dos atos de ontem. Em Porto Alegre, aproximadamente 100.000 pessoas, segundo a grande mídia ( 2 ). Ora, realmente um público bastante considerável, se pensarmos que um dos objetivos centrais dos atos era propagar um anti-petismo sem procedentes na nossa história. Assim, a desculpa da corrupção, aliada à grande mobilização de mídias que têm passado negro ( 3 )
, levou muitas pessoas a protestarem, mesmo sem saber nada sobre a manipulação a que estavam sendo submetidas. Por outro lado, muitos cidadãos encontraram argumentos coerentes para criticar o governo petista e demonstrar toda a insatisfação com o momento atual do país.
Outro ponto relevante foi o processo de mercantilização ao qual foi submetido o PT ao longo dos seus anos de existência; mais ainda, especialmente, quando o partido alcançou o poder. Assim, ao governar para as elites (Privilegiando o grande capital e não combatendo as desigualdades de renda!) e esnobar o povo no qual depositou confiança em Lula e Dilma, o PT sustenta uma burguesia que deseja cada vez mais esmagar as classes baixas, de forma a negligenciar as conquistas sociais que, ainda assim, avançaram no governo petista em relação ao governo de FHC. Neste contexto, o PT, nitidamente, vira as costas para os trabalhadores e ainda desagrada à burguesia sedenta por privilégios e parasitária. Neste contexto, podemos perceber claramente que a luta de classes caminha lado a lado com a postura corrupta do governo e a insatisfação da burguesia exploradora e mercenária.
Mesmo com todos estes problemas, acredito que Dilma ainda tem uma chance de se recuperar, o que não crio muitas expectativas a respeito. Isso porque imagino que a política do governo federal não sofrerá uma mudança considerável. Para os pobres, continuarão as migalhas e os impostos altos, o que, no final das contas, eles acabam pagando para viver! Para a classe média, permanecerá a falsa idéia vendida por propagandas consumistas e culturas insignificantes de que estamos com maior poder compra; onde, no fundo, se aprofundam ainda mais as dívidas e a conseqüente inadimplência da população.
Em contrapartida, a classe alta continuará a desfrutar de todos os lucros produzidos pela classe trabalhadora, sob os olhos de uma justiça burguesa cega que legitima e exploração das pessoas e fecha os olhos frente aos monopólios comerciais e aos preços abusivos do mercado! Aqui, sem dúvidas as instituições do Estado atreladas ao grande capital e suas contradições. Daí a crítica de Marx em relação ao estado burguês, que deveria ser extinto uma vez que não houvesse mais a luta de classes, fator determinante de sua existência!
Por fim, as mensagens deste ato de domingo deixaram claros a percepção superficial e a impressão conturbada que as elites brasileiras têm do cenário político atual. Mensagens de apologia ao nazismo constroem um universo altamente violento e de desrespeito em relação a tudo o que o nazismo fez ao longo da história.

As mortes, o derramamento de sangue e a crueldade parece que foram esquecidas em um piscar de olhos! A alienação alcança níveis estratosféricos e exita os fascistas de plantão. A crueldade também estava presente em faixas onde se pediam a intervenção militar como forma de combater o comunismo. Ora, penso que uma pessoa que chega ao ponto de dizer que o PT (Com seu governo neoliberal e burguês!) é um partido comunista, então teremos de reaprender a ler textos e realizar mais aulas de história.
1. Entendo que a corrupção foi um dos principais motivos pelos quais a grande maioria da população estava nas ruas. Neste contexto, muitas pessoas ( Com a apoio incondicional da grande mídia ... ) utilizavam este argumento para exigir a saída de Dilma do poder, como se os políticos que receberiam o cargo fossem tudo ficha limpa!
2.A participação da grande mídia nos atos públicos carece de um cuidado todo especial por parte daqueles que recebem a notícia. Por exemplo, ao criminalizar os movimentos sociais de esquerda, a imprensa costuma manipular informações e fatos de forma a desqualificar os atos, inclusive reduzindo drasticamente o número de manifestantes.
3. Nunca é demais lembrar que a grande mídia, detentora de uma cultura alienante e boçal, sempre esteve presente em golpes. Entre eles, o de 1964, onde a ditadura militar torturou e matou milhares de pessoas que se posicionavam contra o regime!

Foto: Manifestantes pedem a intervenção das forças armadas em manifestação de 15/03/2015...


Nenhum comentário:

Postar um comentário