quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jobson , mais um atleta brasileiro .

Jobson ( 21 anos ) é um jogador de futebol que defende as cores do nobre time do Botafogo – estado do Rio de Janeiro . Este atleta teve participação decisiva para a permanência do fogão na elite do futebol brasileiro . Mas o que teria este atleta em comum com outros tantos atletas brasileiros ? A garra ? O espírito brasileiro de competir ? A vontade de vencer ? Não , a necessidade do uso de substâncias proibidas ( drogas ) para alcançar tais características .

Este é apenas mais um caso que vem com força na imprensa , mas que – na verdade – não impressiona tanto quanto impressionava antes , tempos atrás . O atleta confessou ter fumado crack - droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio . Como não poderia deixar de ser diferente , temos uma das Justiças mais “justas” do Mundo ( Principalmente a Desportiva ) , o STJD baniu o atleta por dois anos do futebol . Serão dois anos de angústia ! Serão dois anos em que a bola será quadrada ! Serão dois anos que durarão uma eternidade e que podem o levar a largar , definitivamente , a carreira ! Ou seja , quando terminar o prazo determinado pelo STJD , o atleta terá 23 anos e um currículo sujo . Talvez nenhum clube o queira contratar com o temor de que ele possa voltar a jogar sob a influência de drogas . Diante disso , põe – se as seguintes questões : foi justa a posição do STJD ? Será que se alienaram os seus argumentos somente no esporte para punir o jogador , ou levaram em consideração outros aspectos , como sociais , culturais , etc ?

A advogado de defesa de Jobson não gostou da decisão final ao afirmar que o atleta usou uma “droga social” e que , por causa disso , estava sendo jogado no abismo . Ora , o termo “droga social” , usado pelo advogado , nos traz a uma realidade da qual não podemos sair : o crack , assim como outras drogas , está cada vez mais presente em nosso meio social . Mas porque dois anos ? Porque o atleta foi julgado de acordo com o código da Agência Mundial de Antidoping (Wada) . Alguém pode me explicar o que é Wada? Pois é justamente isso , todos os atletas do mundo são julgados de maneira uniforme , mesmo sabendo que os países possuem culturas sociais e esportivas completamente diferentes . Por exemplo , o crack já está incorporando – se na cultura brasileira ; e nos países europeus , ocorre o mesmo ?

Não estou a defender o uso de drogas por atletas e nem por ninguém , apenas acho que existem muitos outros fatores envolvidos em uma situação como esta . Há de se levar em conta os antecedentes profissionais do jogador , a sua vida extra – campo , a forma como teve o seu desenvolvimento social e muitos outros fatores . Um rápido exemplo ? Porque as agressões não são tão severamente punidas quanto o uso de drogas ? Ora , ser viciado não requer punição , requer ajuda ; pelo contrário , a violência é questão de caráter , mas jamais recebe penas tão rigorosas . Talvez uma multa com o comprometimento de tratamento seria o suficiente , mas dois anos ?

Um comentário:

  1. Acho que faltou a Jobson tempo. Tempo de adquirir um apelido,um "sobrenome", desses que comunicadores e comentaristas esportivos estão acostumados a jogar sobre os atletas:fenômeno,fabuloso...talvez a justiça o tivesse livrado da pena.
    Méri.

    ResponderExcluir