terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Um ataque e inúmeros mortos !

As notícias que chegam com freqüência do Oriente Médio não nos deixam dúvidas dos perigos que aquelas terras podem oferecer a seus habitantes . Os atentados são freqüentes e ocorrem em todos os lugares . O cheiro de pólvora misturado com o cheiro de sangue transformam o ambiente deteriorado em um ambiente ainda mais aterrorizante .

Em Bagdá – capital do Iraque – aconteceu um atentado de proporções preocupantes , ontem ( 01/02/2010 ) : uma multidão de peregrinos foi atingida por uma mulher que detonou explosivos que estavam presos ao seu corpo . O saldo aterrorizante de mortos chega a 54 , incluindo muitas mulheres e crianças . O número de feridos também é muito alto : 117 .

Um fenômeno como este não chega a ser novidade em uma terra devastada pela guerra e pelo desejo de morte . Este desejo surge com as coisas - dentre outras - da política , da economia ; mas , principalmente , da religião . Ora , sabemos que , em lugar algum , devemos discutir sobre religião , ou estamos correndo riscos de toda a espécie . Isso porque a religião tende a conduzir as pessoas ao fanatismo , fazendo com que elas esqueçam dos preceitos morais dos outros e coloquem as doutrinas religiosas acima de quaisquer outras , até mesmo sociais .

No atentado que citei anteriormente , o que impressiona não é o ato de matar em si , mas sim quem está por trás deste atentado . Não fica difícil perceber : um fanático religioso , uma pessoa ! Quer dizer , uma fanática religiosa .

Uma mulher foi a responsável pela mortandade de pessoas que apenas faziam atos tradicionais de suas religiões ou credos . Isso serve para comprovar que o fanatismo religioso não escolhe sexo , idade ou cor . Qualquer um pode enfiar bombas pelo corpo todo e explodir quando bem entender . Já pensaram se isto se espalha pelo mundo , ou vira rotina no Brasil ?

Os EUA , maior potência bélica do planeta , ainda não conseguiram – e , tenho certeza , jamais conseguirão – conter a violência no Oriente Médio . É uma tarefa que vai muito além da capacidade humana de conter a violência ; precisa – se conter a religião ! Aí é que a bomba explode mesmo . Por isso , talvez precisemos nos acostumar com informações tão aterrorizantes e sangrentas como estas ; talvez precisemos aceitar esta mundo tão diferente , mas que não deixa de ser um mundo ; talvez precisemos olhar mais para nós mesmos antes de julgar terras alheias !

Nenhum comentário:

Postar um comentário